5 estratégias para poupar na compra de material escolar

5 estratégias para poupar na compra de material escolar/ Foto: Pexels
Foto: Pexels

Coach e Consultor Financeiro cadastrado no GetNinjas compartilha dicas sobre como se organizar para que o retorno às aulas não cause um grande impacto financeiro.

A chegada de um novo ano traz consigo a preocupação com diversas despesas, como IPTU, IPVA e taxas associativas. Além disso, o início das aulas demanda a atenção dos pais para a compra do material escolar, que frequentemente envolve uma lista extensa de itens.

Pensando nisso, Claudio Munhoz, Coach e Consultor Financeiro que presta serviços através do GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços no Brasil, compilou algumas orientações para economizar nesse aspecto. Confira a seguir:

  1. Examine com cuidado a lista de material escolar

Não é necessário seguir à risca tudo o que a escola solicita. Muitas vezes, as instituições incluem materiais muito específicos, quantidades excessivas de alguns itens e, em alguns casos, até mesmo indicam a marca a ser adquirida. Nessas situações, é recomendável avaliar a real necessidade de cada item e evitar compras desnecessárias.

  1. Aproveite o que pode ser reutilizado

Embora as crianças geralmente apreciem a ideia de estrear materiais novos no novo ano letivo, reutilizar parte do material escolar do ano anterior pode representar uma economia significativa para os pais. Antes de sair para comprar, avalie quais itens podem ser reaproveitados, poupando dinheiro para outras necessidades.

  1. Faça compras em grupo com outros pais

Algumas lojas oferecem preços diferenciados para vendas em atacado, permitindo bons descontos ao comprar em grande quantidade. Nesse sentido, é interessante combinar com outros pais a ida às lojas para adquirir o material escolar. Assim, todos se beneficiam dessa abordagem coletiva.

  1. Opte por pagamento à vista com desconto

Essa regra geral de compras se aplica também à aquisição de material escolar. Busque sempre efetuar o pagamento à vista para obter descontos. Parcelamentos ou financiamentos costumam incorrer em juros, e, mesmo que o parcelamento no cartão seja oferecido sem juros, negociar um desconto para pagamento à vista é geralmente vantajoso.

  1. Faça compras sem a presença dos filhos e tenha uma lista clara e objetiva

Depois de decidir quais itens comprar e as quantidades necessárias, prefira realizar as compras sem a presença dos filhos. Na loja, os pais muitas vezes cedem aos pedidos dos filhos para adquirir itens mais caros ou que não estão na lista. Além disso, leve consigo uma lista clara e objetiva dos itens a serem adquiridos. Essas medidas simples terão um impacto positivo na economia das compras de material escolar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Investidores exigem cada vez mais transparência para remuneração de executivos e composição dos conselhos nas assembleias de acionistas 2024
Investidores exigem cada vez mais transparência para remuneração de executivos e composição dos conselhos nas assembleias de acionistas 2024/ Foto: Freepik

Investidores exigem cada vez mais transparência para remuneração de executivos e composição dos conselhos nas assembleias de acionistas 2024

Mapeamento realizado pela Morrow Sodali, consultoria global de governança, sobre

Próximo
Como contratar os melhores talentos para sua empresa?
Carla Martins, vice-presidente do SERAC / Foto: Divulgação

Como contratar os melhores talentos para sua empresa?

Vice presidente do SERAC dá sugestões para quem quer acertar na formação da

Veja também