Levantamento climatológico do INPE ressalta que as chuvas se intensificam durante o verão há mais de quatro décadas; diante disso, o melhor cenário é prevenir-se com o seguro residencial
Na Porto Seguro, entre dezembro de 2022 e março de 2023, os eventos climáticos representaram um aumento de mais de 70% dos acionamentos em seguros em relação às demais estações do ano. Neste período, os chamados para reparos de danos elétricos e vendaval são os que mais são acionados. Entre as regiões com maior número de casos, estão o Sul e o Sudeste. Nos últimos anos, mudanças climáticas intensificadas vêm conscientizando ainda mais os brasileiros sobre a prevenção para amenizar perdas pessoas e/ou materiais, e o seguro residencial pode ser uma saída interessante para evitar perdas.
De acordo com dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em uma série de análises conduzidas há mais de 40 anos, o verão é campeão em incidências relacionadas às fortes chuvas. Um estudo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, datado de 2020, mostra que número de eventos de precipitação extrema, com chuva acima de 100 milímetros/dia, já é maior nos últimos 20 anos do que no acumulado das seis décadas anteriores.
Com o avanço de ocorrências de eventos climáticos, é ideal que as pessoas estejam preparadas para possíveis danos, especialmente os residenciais. Para garantir segurança, a Porto Seguro oferece cobertura para diversos eventos como incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, vendaval, tempestade, alagamento e outros. Além disso, a seguradora oferece assistência emergencial 24 horas para a residência e outras opções de serviços, que incluem desde resgate e transporte de veículos e reparos.
Para saber o que é mais apropriado para a residência e para a região onde reside, o cliente pode e deve recorrer aos corretores de seguros, profissionais altamente treinados para orientar e achar a apólice mais recomendada para cada necessidade.