Fazer uma mudança é um processo trabalhoso e minucioso. Veja alguns cuidados importantes para ter ao religar eletrodomésticos na nova residência
Você se planejou, pesquisou novos apartamentos ou casas, contratou o carreto, encaixotou vários objetos, desmontou móveis e finalmente terminou de levar tudo para a nova moradia. Depois que o carreto deixa a casa nova, existem algumas etapas até a mudança ser concluída.
Uma delas é religar eletrodomésticos como a geladeira frost free. Isso pode ser feito com segurança ao seguir algumas orientações básicas. Veja cada uma delas para concluir a mudança sem problemas!
Instalação elétrica
Antes de religar os eletrodomésticos, é necessário verificar a instalação elétrica, avaliar como está o funcionamento de tomadas e outros pontos de energia. Um testador de tomadas pode ajudar muito nesse momento.
Por fim, certifique-se de que a tensão elétrica da nova residência é compatível com seus eletrodomésticos. Isso é fundamental para evitar que eles queimem ou sejam danificados. Ao ter dúvidas sobre a instalação elétrica do imóvel, é indicado buscar informações com zeladores ou profissionais especializados na área.
Por fim, é preciso ver o posicionamento dos aparelhos, priorizando o fácil acesso às tomadas. No caso da geladeira frost free, é importante não as deixar perto de aquecedores nem do fogão, além de dar um espaço de 20 centímetros entre elas e armários ou paredes. Além de garantir a boa ventilação, esse cuidado facilita o acesso dela à manutenção e limpeza.
Quanto tempo esperar para ligar a geladeira frost free?
Esse tipo de geladeira possui um sistema de resfriamento inteligente para evitar a formação excessiva de gelo. Antes de religá-la à tomada, é fundamental deixá-la desligada, na posição certa, entre 4 e 6 horas, em média. Isso ocorre porque, no interior dela, existe um gás refrigerante e um motor que trabalham juntos para conservar os alimentos.
E o funcionamento correto desse tipo de geladeira requer que os fluidos e o gás estejam em lugares adequados. Ao ser deslocada da residência antiga para a nova, a geladeira sofreu várias movimentações e é preciso deixá-la desligada por um tempo para que tais componentes sejam realocados corretamente.
Processo de religamento
Ao colocar esse tipo de geladeira na cozinha, é necessário, primeiramente, retirar a embalagem e quaisquer materiais de proteção utilizados durante a mudança para evitar danos ao aparelho. E veja se existe algum fio ou cabo que esteja em más condições e necessite ser trocado.
Após aguardar o tempo para que os fluidos e o gás voltem ao lugar correto e posicionar o eletrodoméstico no espaço e na posição em que ficará, conecte-o à tomada e ajuste a temperatura conforme necessário. Antes de inserir alimentos, espere algumas horas para checar se o resfriamento está funcionando de forma adequada.
Outros eletrodomésticos
No caso de máquinas de lavar e secar, antes de conectá-las à tomada, é necessário conectar as mangueiras de entrada e saída de água firmemente e ver se a mangueira de drenagem está na posição correta. Só então conecte esses eletrodomésticos à tomada e os ligue, sem roupas, para ver se o funcionamento está correto.
Para fogões a gás, o primeiro passo é checar se a conexão de gás está segura e sem vazamentos. Uma maneira de testar isso é utilizar uma solução de água com sabão. Uma vez concluído esse processo, basta conectá-lo à tomada e testar os queimadores e o forno para ver se estão funcionando.
Por fim, no que se refere a pequenos eletrodomésticos como torradeira, micro-ondas, cafeteiras, entre outros, coloque-os na posição correta e verifique o seu funcionamento ao conectá-los à tomada.
Vale lembrar que, após religar todos os eletrodomésticos, é importante realizar manutenções e verificações regulares para analisar o seu funcionamento e detectar prontamente problemas ou sinais de desgaste. Ao ter qualquer dúvida na hora de religar os aparelhos, vale consultar o manual de instrução do eletrodoméstico em questão e verificar se há instruções específicas de instalação ou manejo.