Compromisso com o futuro: jovens trocam ‘rolês’ e delivery por investimentos

Fundo da MAG Investimentos agora está disponível na XP/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Pesquisa da Rico identifica jovens investidores que abrem mão de eventos, compras não essenciais e comer fora para conseguir investir

Jovens brasileiros adotam a educação financeira e estão cada vez mais conscientes da importância de investir, fazendo mudanças significativas em seus hábitos de consumo: é isso que indica a pesquisa “Quem são os jovens investidores brasileiros?”, realizada pela Rico, plataforma de serviços financeiros da XP Inc.

Segundo os resultados da pesquisa, realizada em agosto passado, para manter o compromisso com investimento, 48% dos jovens afirmam que abandonam os rolês nos finais de semana, 45% deixam de comprar itens não essenciais e 37% evitam pedir delivery.

“São dados que refletem uma nova mentalidade entre os jovens, que estão dispostos a fazer sacrifícios imediatos, como abrir mão de pequenos prazeres momentâneos para garantir a segurança de seu futuro financeiro. Esse comprometimento com a disciplina financeira é fundamental para quem quer construir patrimônio de forma estruturada e a longo prazo”, afirma Antônio Sanches, analista de Research da Rico.

A pesquisa entrevistou 1008 homens e mulheres entre 24 e 35 anos que já realizaram algum tipo de investimento financeiro, e mostrou que os jovens investidores (incluindo Zillenials e Millenials) levam a sério esse hábito, um resultado direto da disponibilidade de serviços financeiros descomplicados e acessíveis para a sua geração. Entre os entrevistados, 46% afirmam que investem regularmente, mesmo sem ser a principal prioridade do orçamento, enquanto 41% dizem que investir é a prioridade número um.

Em relação à frequência de novos aportes, o estudo revela que mais de 65% desses jovens investidores realizam novos investimentos mensalmente, 18% semanalmente e 11% a cada três meses. A grande maioria dos entrevistados (79%) afirma que separa uma quantia mensalmente para investir, enquanto 21% investem de forma mais esporádica.

“É muito interessante ver como esse público, que cresceu acompanhando o ‘boom’ dos influenciadores de economia, foi impactado pela educação financeira. Trocar o ‘rolê’ por um aporte financeiro mostra que eles estão levando a sério a construção de um futuro financeiro seguro, e incorporando os investimentos de forma cada vez mais natural e prioritária”, acrescenta Sanches.

Apesar do cenário otimista, o estudo indica que ainda há um caminho a percorrer em termos de educação financeira. Quase metade dos jovens (46%) afirma que mais conhecimento sobre o mercado financeiro ajudaria a melhorar sua experiência como investidor, enquanto 17% gostariam de plataformas de investimento mais simples e intuitivas.

Para apoiar os jovens nessa jornada, a Rico lançou a campanha “Só vantagem para quem investe”, destacando benefícios como a prateleira exclusiva de produtos de renda fixa “Rentabilíssimas”, o Investback, taxa de corretagem zero em ações e a funcionalidade “Meus objetivos”, que permite ao investidor planejar-se financeiramente de forma simples e prática.

“Na Rico, acreditamos que investir deve ser acessível e vantajoso para todos. Nossa plataforma está desenhada para atender às necessidades de cada investidor, garantindo uma experiência simples e eficaz, especialmente para aqueles que buscam maximizar seus recursos desde cedo”, conclui Sanches.

Total
0
Shares
Anterior
Pesquisa da Rico aponta que 52% dos jovens investidores buscam informação sobre mercado financeiro nas redes sociais
Atendimento multicanal amplia satisfação dos consumidores / Foto: Freepik

Pesquisa da Rico aponta que 52% dos jovens investidores buscam informação sobre mercado financeiro nas redes sociais

Online é a principal fonte de informação sobre investimentos, mas recomendações

Próximo
Com perfil ainda conservador, jovem investidor brasileiro busca independência financeira

Com perfil ainda conservador, jovem investidor brasileiro busca independência financeira

Pesquisa realizada pela Rico com pessoas de 24 a 35 anos que já fizeram algum

Veja também