Pesquisa da Rico identifica jovens investidores que abrem mão de eventos, compras não essenciais e comer fora para conseguir investir
Jovens brasileiros adotam a educação financeira e estão cada vez mais conscientes da importância de investir, fazendo mudanças significativas em seus hábitos de consumo: é isso que indica a pesquisa “Quem são os jovens investidores brasileiros?”, realizada pela Rico, plataforma de serviços financeiros da XP Inc.
Segundo os resultados da pesquisa, realizada em agosto passado, para manter o compromisso com investimento, 48% dos jovens afirmam que abandonam os rolês nos finais de semana, 45% deixam de comprar itens não essenciais e 37% evitam pedir delivery.
“São dados que refletem uma nova mentalidade entre os jovens, que estão dispostos a fazer sacrifícios imediatos, como abrir mão de pequenos prazeres momentâneos para garantir a segurança de seu futuro financeiro. Esse comprometimento com a disciplina financeira é fundamental para quem quer construir patrimônio de forma estruturada e a longo prazo”, afirma Antônio Sanches, analista de Research da Rico.
A pesquisa entrevistou 1008 homens e mulheres entre 24 e 35 anos que já realizaram algum tipo de investimento financeiro, e mostrou que os jovens investidores (incluindo Zillenials e Millenials) levam a sério esse hábito, um resultado direto da disponibilidade de serviços financeiros descomplicados e acessíveis para a sua geração. Entre os entrevistados, 46% afirmam que investem regularmente, mesmo sem ser a principal prioridade do orçamento, enquanto 41% dizem que investir é a prioridade número um.
Em relação à frequência de novos aportes, o estudo revela que mais de 65% desses jovens investidores realizam novos investimentos mensalmente, 18% semanalmente e 11% a cada três meses. A grande maioria dos entrevistados (79%) afirma que separa uma quantia mensalmente para investir, enquanto 21% investem de forma mais esporádica.
“É muito interessante ver como esse público, que cresceu acompanhando o ‘boom’ dos influenciadores de economia, foi impactado pela educação financeira. Trocar o ‘rolê’ por um aporte financeiro mostra que eles estão levando a sério a construção de um futuro financeiro seguro, e incorporando os investimentos de forma cada vez mais natural e prioritária”, acrescenta Sanches.
Apesar do cenário otimista, o estudo indica que ainda há um caminho a percorrer em termos de educação financeira. Quase metade dos jovens (46%) afirma que mais conhecimento sobre o mercado financeiro ajudaria a melhorar sua experiência como investidor, enquanto 17% gostariam de plataformas de investimento mais simples e intuitivas.
Para apoiar os jovens nessa jornada, a Rico lançou a campanha “Só vantagem para quem investe”, destacando benefícios como a prateleira exclusiva de produtos de renda fixa “Rentabilíssimas”, o Investback, taxa de corretagem zero em ações e a funcionalidade “Meus objetivos”, que permite ao investidor planejar-se financeiramente de forma simples e prática.
“Na Rico, acreditamos que investir deve ser acessível e vantajoso para todos. Nossa plataforma está desenhada para atender às necessidades de cada investidor, garantindo uma experiência simples e eficaz, especialmente para aqueles que buscam maximizar seus recursos desde cedo”, conclui Sanches.