Comunicação visual potencializa desempenho de equipes multigeracionais, aponta novo relatório do Canva

Segundo o relatório “Estado da Comunicação Visual”, geração Z lidera transição para um trabalho impulsionado pela IA e centrado no visual; neurociência confirma vantagem cognitiva

90% da Geração Z dizem trabalhar melhor de forma visual

Para 63% da Geração Z, incentivar a experimentação com IA pode melhorar fluência visual

Codificação de memória é 74% mais rápida quando o conteúdo é altamente visual

84% dos líderes empresariais concordam que comunicação visual deficiente causa atrasos ou confusão

De acordo com uma nova pesquisa publicada hoje como parte do relatório anual do Canva “Estado da Comunicação Visual”, há um descompasso significativo entre a forma como a Geração Z quer trabalhar e o modo de operar da maioria das empresas.

Embora 90% dos profissionais da Geração Z afirmem trabalhar melhor de forma visual, e a neurociência confirme o poder do conteúdo visual, apenas 22% das organizações se descrevem como “orientadas pelo design”, criando um atrito que diminui a produtividade e prejudica o engajamento desse grupo etário.

O estudo foi realizado com 2.475 líderes empresariais e profissionais da Geração Z em oito países: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Índia, França, Alemanha e Espanha.

Com quatro gerações trabalhando lado a lado, cada uma com preferências de comunicação diferentes, as empresas enfrentam ineficiências crescentes devido ao conflito entre a abordagem visual e a tradicional. No entanto, a pesquisa sugere que os líderes que preenchem essa lacuna e adotam o estilo de trabalho visual da Geração Z podem aumentar a eficiência e impulsionar a criatividade, além de melhorar a atração e retenção de talentos conforme a força de trabalho evolui.

A neurociência por trás das descobertas

Um componente neurocientífico inovador do estudo, conduzido utilizando topografia de estado estacionário (SST) para monitorar a atividade cerebral em tempo real, fornece evidências científicas que demonstram por que conteúdos visuais bem elaborados são mais eficazes no ambiente de trabalho. Em comparação a um design pouco atrativo, um conteúdo visual de alta qualidade gerou:

  • Codificação de memória 74% mais rápida.
  • Intensidade emocional 26% maior em resposta a documentos.
  • Intensidade emocional 21% maior em resposta a apresentações visuais.

Ao mesmo tempo, a pesquisa revela lacunas entre a comunicação visual e a baseada em texto entre as pessoas entrevistadas:

  • 76% relataram perder o interesse em conteúdos com muito texto.
  • 91% dos profissionais concordam que recursos visuais comunicam ideias de forma mais eficaz do que textos.

“Vemos uma clara incompatibilidade entre a forma como o cérebro humano processa informações e a forma como a maioria dos locais de trabalho ainda se comunica”, diz Emma Robinson, Líder de Marketing B2B do Canva. “A ciência mostra que a abordagem tradicional, com muito texto, não atende mais às necessidades das equipes atuais, sobretudo em ambientes colaborativos e dinâmicos.”

A mudança geracional no ambiente de trabalho

A Geração Z está ajudando a redefinir o que é uma comunicação eficaz no trabalho e demanda sistemas que estejam alinhados à sua forma de pensar e criar:

  • Para 87%, as habilidades em comunicação visual são fundamentais para preparar suas carreiras para o futuro.
  • De acordo com 54%, uma abordagem com foco no visual melhoraria a fluência visual em sua organização.
  • Segundo 63%, incentivar a experimentação com IA melhoraria a fluência visual.

Entretanto, 93% afirmam que há barreiras que limitam sua criatividade no trabalho, sendo “ferramentas pouco úteis” o exemplo mais citado. Esse descompasso sai caro: tanto a Geração Z (83%) quanto seus gerentes (85%) admitem usar ferramentas não aprovadas para concluir o trabalho criativo. Em média, as equipes agora lidam com oito ou nove plataformas por semana apenas para executar projetos visuais. O desejo é claro, mas a infraestrutura não acompanhou.

O impacto nos negócios

Para 84% dos líderes empresariais, uma comunicação visual deficiente causa atrasos ou confusão em suas organizações. No entanto, as empresas que conseguiram alinhar sua infraestrutura de comunicação à forma natural de trabalhar de seus funcionários observam benefícios mensuráveis:

  • 66% relatam uma comunicação mais clara e eficiente de ideias complexas.
  • Para 61%, existe uma maior coesão e diferenciação da marca.

O que empresas visionárias estão fazendo

“À medida que o trabalho se torna mais visual, mais distribuído e mais impulsionado pela IA, os líderes têm uma oportunidade real de repensar como suas equipes interagem e criam”, afirma Emma Robinson, do Canva. “Ferramentas visuais intuitivas que se adaptam à forma natural de trabalhar das pessoas podem ajudar muito no fortalecimento de uma equipe global e diversa.”

As organizações que investem em infraestrutura de comunicação visual e incentivam suas equipes a experimentar com a IA estão alcançando ganhos mensuráveis em criatividade, velocidade e alinhamento. A comunicação visual já não se restringe a equipes de design. Agora, ela é essencial para o funcionamento das empresas modernas.

À medida que a IA eleva as expectativas em termos de velocidade e personalização, e os recursos visuais se tornam o elo entre equipes distribuídas e multigeracionais, as empresas que adotarem essa mudança estarão mais preparadas para liderar a próxima era do trabalho.

Para conhecer recomendações sobre como reduzir ineficiências, atender às expectativas da Geração Z e preparar a comunicação da sua equipe para o futuro, leia o relatório completo aqui.

Metodologia

O estudo foi realizado em parceria com as empresas The Harris Poll e Neuro-Insight, combinando:

  • Uma pesquisa global com 2.475 líderes empresariais e profissionais da Geração Z nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Índia, França, Alemanha e Espanha.
  • Um estudo neurocientífico que utilizou a topografia de estado estacionário (SST) para monitorar a atividade cerebral em tempo real de 63 profissionais enquanto visualizavam diferentes tipos de conteúdo de negócios.
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