Segundo o relatório “Estado da Comunicação Visual”, geração Z lidera transição para um trabalho impulsionado pela IA e centrado no visual; neurociência confirma vantagem cognitiva
De acordo com uma nova pesquisa publicada hoje como parte do relatório anual do Canva “Estado da Comunicação Visual”, há um descompasso significativo entre a forma como a Geração Z quer trabalhar e o modo de operar da maioria das empresas.
Embora 90% dos profissionais da Geração Z afirmem trabalhar melhor de forma visual, e a neurociência confirme o poder do conteúdo visual, apenas 22% das organizações se descrevem como “orientadas pelo design”, criando um atrito que diminui a produtividade e prejudica o engajamento desse grupo etário.
O estudo foi realizado com 2.475 líderes empresariais e profissionais da Geração Z em oito países: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Índia, França, Alemanha e Espanha.
Com quatro gerações trabalhando lado a lado, cada uma com preferências de comunicação diferentes, as empresas enfrentam ineficiências crescentes devido ao conflito entre a abordagem visual e a tradicional. No entanto, a pesquisa sugere que os líderes que preenchem essa lacuna e adotam o estilo de trabalho visual da Geração Z podem aumentar a eficiência e impulsionar a criatividade, além de melhorar a atração e retenção de talentos conforme a força de trabalho evolui.
A neurociência por trás das descobertas
Um componente neurocientífico inovador do estudo, conduzido utilizando topografia de estado estacionário (SST) para monitorar a atividade cerebral em tempo real, fornece evidências científicas que demonstram por que conteúdos visuais bem elaborados são mais eficazes no ambiente de trabalho. Em comparação a um design pouco atrativo, um conteúdo visual de alta qualidade gerou:
- Codificação de memória 74% mais rápida.
- Intensidade emocional 26% maior em resposta a documentos.
- Intensidade emocional 21% maior em resposta a apresentações visuais.
Ao mesmo tempo, a pesquisa revela lacunas entre a comunicação visual e a baseada em texto entre as pessoas entrevistadas:
- 76% relataram perder o interesse em conteúdos com muito texto.
- 91% dos profissionais concordam que recursos visuais comunicam ideias de forma mais eficaz do que textos.
“Vemos uma clara incompatibilidade entre a forma como o cérebro humano processa informações e a forma como a maioria dos locais de trabalho ainda se comunica”, diz Emma Robinson, Líder de Marketing B2B do Canva. “A ciência mostra que a abordagem tradicional, com muito texto, não atende mais às necessidades das equipes atuais, sobretudo em ambientes colaborativos e dinâmicos”.
A mudança geracional no ambiente de trabalho
A Geração Z está ajudando a redefinir o que é uma comunicação eficaz no trabalho e demanda sistemas que estejam alinhados à sua forma de pensar e criar:
- Para 87%, as habilidades em comunicação visual são fundamentais para preparar suas carreiras para o futuro.
- De acordo com 54%, uma abordagem com foco no visual melhoraria a fluência visual em sua organização.
- Segundo 63%, incentivar a experimentação com IA melhoraria a fluência visual.
Entretanto, 93% afirmam que há barreiras que limitam sua criatividade no trabalho, sendo “ferramentas pouco úteis” o exemplo mais citado. Esse descompasso sai caro: tanto a Geração Z (83%) quanto seus gerentes (85%) admitem usar ferramentas não aprovadas para concluir o trabalho criativo. Em média, as equipes agora lidam com oito ou nove plataformas por semana apenas para executar projetos visuais. O desejo é claro, mas a infraestrutura não acompanhou.
O impacto nos negócios
Para 84% dos líderes empresariais, uma comunicação visual deficiente causa atrasos ou confusão em suas organizações. No entanto, as empresas que conseguiram alinhar sua infraestrutura de comunicação à forma natural de trabalhar de seus funcionários observam benefícios mensuráveis:
- 66% relatam uma comunicação mais clara e eficiente de ideias complexas.
- Para 61%, existe uma maior coesão e diferenciação da marca.
O que empresas visionárias estão fazendo
“À medida que o trabalho se torna mais visual, mais distribuído e mais impulsionado pela IA, os líderes têm uma oportunidade real de repensar como suas equipes interagem e criam”, afirma Emma Robinson, do Canva. “Ferramentas visuais intuitivas que se adaptam à forma natural de trabalhar das pessoas podem ajudar muito no fortalecimento de uma equipe global e diversa”.
As organizações que investem em infraestrutura de comunicação visual e incentivam suas equipes a experimentar com a IA estão alcançando ganhos mensuráveis em criatividade, velocidade e alinhamento. A comunicação visual já não se restringe a equipes de design. Agora, ela é essencial para o funcionamento das empresas modernas.
À medida que a IA eleva as expectativas em termos de velocidade e personalização, e os recursos visuais se tornam o elo entre equipes distribuídas e multigeracionais, as empresas que adotarem essa mudança estarão mais preparadas para liderar a próxima era do trabalho.
Para conhecer recomendações sobre como reduzir ineficiências, atender às expectativas da Geração Z e preparar a comunicação da sua equipe para o futuro, leia o relatório completo aqui.
Metodologia
O estudo foi realizado em parceria com as empresas The Harris Poll e Neuro-Insight, combinando:
- Uma pesquisa global com 2.475 líderes empresariais e profissionais da Geração Z nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão, Índia, França, Alemanha e Espanha.
- Um estudo neurocientífico que utilizou a topografia de estado estacionário (SST) para monitorar a atividade cerebral em tempo real de 63 profissionais enquanto visualizavam diferentes tipos de conteúdo de negócios.
