Cerimônia de entrega ocorreu ontem (24) na sede da FGV, no Rio de Janeiro
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), em parceria com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), realizou ontem (24), na sede da FGV, no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Susep de Pesquisa em Seguros.
Participaram da cerimônia Carlos Queiroz, Superintendente interino da Susep; Otávio Damaso, Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil; Alexandre Leal, Diretor Técnico da CNseg; Goret Pereira Paulo, Diretora de Pesquisa e Inovação da FGV; e César Neves, Coordenador-Geral de Regulação Prudencial da Susep e presidente da banca julgadora do Prêmio.
Em sua fala inicial, o Superintendente da Susep, Carlos Queiroz, citou a importância da iniciativa, voltada para o futuro, para a educação, o conhecimento e o progresso. E afirmou: “tenho certeza de que valeu a pena, e de que todos os trabalhos recebidos, não somente os premiados, serão de grande importância para o fomento e o desenvolvimento do nosso setor”. No total, foram 96 trabalhos inscritos nas duas categorias, sendo 67 inscrições deferidas.
Queiroz também mencionou a representatividade feminina nos trabalhos “Um fato que, particularmente, me deixa muito feliz nesta tarde, refere-se à participação feminina no concurso e, principalmente, ao grande sucesso desta participação. Dos seis prêmios que serão entregues neste evento, há participação feminina em cinco”, destacou.
Os trabalhos foram selecionados por uma banca julgadora composta por 16 membros, acadêmicos ou especialistas da área de seguros, indicados pelas instituições organizadoras do Prêmio, e que avaliaram os trabalhos entre setembro e novembro de 2022.
Confira os trabalhos vencedores do 1º Prêmio Susep de Pesquisa em Seguros:
Pesquisa Científica:
1º lugar: Karoline Pereira Branco (e autores), com o trabalho “Precificação Atuarial para Seguro Paramétrico contra Veranicos Extremos em Fases Críticas do Café”
2º lugar: Viviana das Graças Ribeiro Lobo (e autores), com o trabalho “Bayes Mortality: A package in R for Bayesian Graduation of Mortality Rates”
3º lugar: Luiz Otávio de Oliveira Pala (e autores), com o trabalho “Uma abordagem Estocástica para precificação e análise de indenizações de seguros agrícolas no Brasil”
Trabalhos de Graduação
1º lugar: Rafaela Maximo de Carvalho, com o trabalho “Modelagem da Frequência de Sinistros de Automóveis nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil: Um Estudo de Caso Utilizando a Distribuição Bell”
2º lugar: André Luiz Ferreira da Silva, com o trabalho “Ensaios sobre mortalidade: uma abordagem atuarial”
3º lugar: Juliana Araújo Gonçalves, com o trabalho “Análise de precificação de microsseguros de pessoas com Cobertura de Morte”
Finalizando os discursos dos premiados da noite, Karoline Pereira Branco, que ficou em primeiro lugar na categoria Pesquisa Científica, fez agradecimentos aos organizadores e ressaltou a importância da ação. “Iniciativas como essa ajudam bastante no desenvolvimento do setor securitário. É muito importante para o desenvolvimento econômico do nosso país”, concluiu.
O Prêmio Susep de Pesquisa em Seguros tem o propósito de estimular a produção e a pesquisa acadêmica, contribuindo para o aprimoramento da regulação e da supervisão, para o desenvolvimento do setor brasileiro de seguros, como também para a evolução da educação financeira em nosso país.
“A Susep agradece a todos que enviaram suas pesquisas e parabeniza os trabalhos vencedores”, informou nota compartilhada pela Superintendência.
Para conhecer os trabalhos premiados, acesse o site do Prêmio Susep. E no YouTube da FGV, assista ao evento da cerimônia de premiação.