Apenas 30% dos veículos no Brasil possuem seguros, segundo dados da CNseg
Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) demonstram que em 2022 o segmento de seguros para automóveis registrou crescimento de 32,8% em relação a 2021. Nos doze meses do último ano, a arrecadação de prêmios por parte das seguradoras atingiu a cifra de R$ 51,05 bilhões.
No seguro para automóveis, as seguradoras garantem a cobertura de riscos para o segurado em caso de perda, dano ou roubo do veículo segurado. Os itens cobertos pelas apólices de seguros variam de acordo com o contrato estabelecido entre o cliente e a companhia. Além das coberturas básicas, outros itens adicionais e acessórios podem ser incorporados a este tipo de seguros. A assistência 24h, carro reserva, proteção para vidros, danos contra terceiros e muitos outros são alguns exemplos.
Entretanto, os desafios não são poucos para o desenvolvimento deste segmento de proteção. Para se ter uma ideia, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a idade média dos automóveis brasileiros chega hoje a 10 anos e 9 meses. Além disso, avança a produção de veículos híbridos e elétricos, o que representa, ainda, uma oportunidade para explorar novas soluções e novos públicos.
“Hoje em dia não existe grande diferença entre as coberturas para os veículos tradicionais e os veículos híbridos e elétricos, ela segue o mesmo padrão de roubo e furto, colisão e assistência 24h. Com a popularização dos veículos híbridos e elétricos, é possível que as seguradoras criem produtos mais personalizados para esse público e a maior circulação deles pode gerar um valor mais em conta para a apólice”, comenta Marcia Camacho, diretora de operações da Minuto Seguros.
Segundo Marcia, existem opções no mercado que permitem a contratação de seguros para veículos até 20 anos. “Na nossa grade de ofertas temos planos mais básicos com coberturas enxutas que atendem as necessidades do cliente e cabem no bolso”, enfatiza.
Tendências para o futuro do Seguro de Automóveis
De acordo com a diretora de operações, a missão da Minuto Seguros é atender todas as necessidades dos clientes nos mais diferentes tipos de apólices. “A Minuto Seguros conta com a parceria das 17 principais seguradoras do mercado para disponibilizar a melhor opção de produto. Acredito que um dos principais desafios que teremos nos próximos anos será como antecipar o comportamento do cliente em relação ao seguro. As corretoras e seguradoras precisarão trabalhar com um portfólio ainda mais completo para atender essas necessidades. Com isso, devemos nos apoiar ainda mais na tecnologia em todas as etapas do processo, ao mesmo tempo em que contamos com o atendimento humanizado para dar o suporte necessário ao cliente“, explica Marcia Camacho.
Informações apuradas pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) demonstram que apenas 30% dos veículos no Brasil possuem seguros. Para Marcia, esse ponto é um pouco mais profundo e delicado. “É uma questão um pouco mais complicada do que parece, já que o preço do seguro tem relação direta com os índices de roubo e furto de veículos. Sendo assim, nós dependemos de políticas públicas que reduzam este tipo de crime. Quando falamos sobre as seguradoras, podemos ver investimentos no sentido de coibir as fraudes envolvendo o roubo e furto de veículos, assim como a melhoria de processos, pensando na experiência do cliente e a maior presença da tecnologia em toda a jornada“, analisa a especialista.
Dicas para uma boa contratação
Neste sentido, a executiva da Minuto Seguros aconselha que os clientes contratem o seguro com a chamada cobertura compreensiva, que é a opção mais completa. “É muito importante também a contratação de um pacote de assistência 24 horas que contemple os serviços de guincho e pane mecânica pois é muito comum que os clientes precisem dos serviços. Apesar das coberturas mais populares, o cliente deve analisar todas as suas necessidades com o produto, com isso, ele consegue adquirir uma apólice que seja adequada para o seu perfil, para o seu veículo, para a sua realidade financeira e para a proteção que precisa”, finaliza.