Congresso realiza sessão de abertura do ano legislativo; acompanhe

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Participantes da sessão de abertura ouvem o Hino Nacional
Participantes da sessão de abertura ouvem o Hino Nacional

Deputados e senadores participam neste momento da sessão solene que inaugura os trabalhos do Congresso Nacional em 2023. Além dos parlamentares, a cerimônia marcada para as 15 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados, deve contar com representantes dos poderes Executivo e Judiciário.

A sessão de abertura dos trabalhos ocorre todos os anos. Após declarar inaugurada a sessão legislativa, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, anunciará a leitura da mensagem enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto abordará os temas e projetos considerados prioritários pelo Palácio do Planalto para o período que começa.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Lira e Pacheco sobem a rampa do Congresso
Lira e Pacheco sobem a rampa do Congresso, dando início à cerimônia

A mensagem do Executivo será entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e deve ser lida em Plenário pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso.

Embora não haja previsão formal no Regimento Comum do Congresso, o Poder Judiciário também costuma encaminhar uma mensagem na abertura dos trabalhos legislativos.

Em alguns casos, o texto é apenas entregue pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente do Congresso. Foi o que ocorreu, por exemplo, em 2018 com a ministra Cármen Lúcia. Em 2021, no entanto, o próprio ministro Luiz Fux leu o texto no Plenário.

O que é sessão legislativa
A sessão legislativa ordinária é o período anual de atividade regular do Congresso. Cada sessão legislativa divide-se em dois períodos legislativos: o primeiro vai de 2 de fevereiro a 17 de julho, e o segundo vai de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Cada quatro sessões legislativas compõem uma legislatura. A sessão legislativa que se inicia nesta quinta é a primeira da 57ª legislatura.

O mandato de um deputado federal corresponde a uma legislatura, já os senadores têm mandato equivalente a duas legislaturas.

Mais informações em instantes

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Prev
Grupo Fox completa 28 anos com um verdadeiro ecossistema para atender sinistros
Empreendedores do Grupo Fox: Paulo Rogério Haüptli, Alexandre Massao, Fernando Sabino e Paulo Rogério Haüptli Junior / Divulgação

Grupo Fox completa 28 anos com um verdadeiro ecossistema para atender sinistros

Grupo Fox amplia portfólio de serviços ao mercado segurador

Next
Veja a íntegra da mensagem presidencial lida na sessão de abertura do ano legislativo

Veja a íntegra da mensagem presidencial lida na sessão de abertura do ano legislativo

Bruno Spada/Câmara dos Deputados Sessão do Congresso de abertura do ano

Veja também