Conquistar clientes é o maior desafio para PMEs no início da jornada, segundo pesquisa da Serasa Experian

Foto por: Redd Francisco/ Unsplash Images
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 Levantamento mostra que dificuldades como marketing, gestão de pessoas e entendimento do próprio setor se mantêm mesmo com a maturidade do negócio

Para 3 em cada 10 pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, o maior desafio ao iniciar um negócio é conquistar e reter clientes. É o que revela a nova pesquisa da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, sobre os principais obstáculos enfrentados por empreendedores ao longo de sua jornada.

A dificuldade em atrair público é seguida de perto por dois outros gargalos: divulgar o negócio (29%) e encontrar pessoas para trabalhar (27%). Nas empresas do setor de comércio, esses números sobem ainda mais: 35% relatam problemas em conquistar clientes e 38% apontam escassez de mão de obra qualificada já no início.

Outros entraves como entender as particularidades do próprio setor (21%) e lidar com leis e impostos (21%) também se destacam, especialmente nas áreas de comércio e indústria.

Desafios persistem mesmo com a maturidade da empresa

Mesmo após a fase inicial, as dores da gestão permanecem, na visão dos empreendedores. Com o passar do tempo, o foco das dificuldades muda de lugar, mas não desaparece: 33% das PMEs citam a contratação e a gestão de pessoas como maior desafio atual, especialmente no comércio (40%) e na indústria (37%).

A retenção de clientes (32%), a atualização constante (29%) e a divulgação eficiente do negócio (29%) também seguem sendo obstáculos importantes. Já a gestão financeira e a contabilidade, embora menos citadas, ainda preocupam 25% e 19% das empresas, respectivamente — com destaque novamente para o setor do comércio.

“Gerir uma empresa, mesmo pequena, é uma atividade complexa. É comum que o empreendedor domine a atividade-fim, mas tenha lacunas em áreas como gestão financeira ou estratégias de crescimento. São pontos que atravessam toda a jornada e, em muitos casos, se tornam gargalos permanentes. Por isso, temos investido em conteúdos e soluções que apoiem as PMEs com abordagens práticas e aplicáveis, como nosso webinar ‘Serasa Apresenta – Como vender mais utilizando marketing e as redes sociais’ Nele, trouxemos dicas para os empreendedores para ter uma presença digital estratégica, com uma construção de conteúdo relevante e vendável e um atendimento centrado no cliente, por exemplo.”, explica Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian.

Metodologia e amostra

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 5,5% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.

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