AXA no Brasil

Contratação de planos de saúde bate recorde em um ano, segundo ANS

A.C.Camargo lança MBA em parceria com IBMEC sobre Gestão em Saúde com ênfase em Ambientes Complexos / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Dirlei de Almeida, fundadora da Asseverar Seguros, explica como o benefício garante bem-estar e segurança aos trabalhadores

O setor de planos de saúde registrou crescimento histórico no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em dezembro de 2024 o país alcançou 52,2 milhões de usuários em planos de assistência médica e 34,4 milhões em planos odontológicos. O aumento se destacou principalmente entre as faixas etárias de 45 a 49 anos, que somaram mais de 240 mil novos beneficiários em assistência médica no último ano.

Segundo a corretora de seguros e especialista em planos de saúde, Dirlei Almeida, esse movimento também reflete no ambiente corporativo, que cada vez mais as empresas buscam oferecer planos de saúde aos colaboradores. “A prática está diretamente ligada ao cuidado com a saúde física e preventiva, proporcionando maior tranquilidade e qualidade de vida. O papel de uma corretora de seguros é orientar empresas e pessoas na escolha do plano mais adequado, sempre considerando necessidades específicas e garantindo acesso a uma rede de atendimento completa e confiável”, afirma.

A especialista ainda explica que os planos de saúde oferecem vantagens que vão além das consultas médicas e internações. “Entre os principais diferenciais está a rede credenciada, composta por hospitais, clínicas e laboratórios de referência. Outro ponto importante é a carência, que corresponde ao prazo definido em contrato para utilização de determinados serviços como consultas, exames, internações e procedimentos de maior complexidade. Esse período varia conforme o plano contratado, mas a corretora de seguros tem o papel de orientar empresas e clientes para escolherem a opção que melhor atenda às suas necessidades”.

Além da carência, Dirlei Almeida explica sobre a possibilidade da coparticipação. “Esse modelo é aquele em que o beneficiário paga uma mensalidade mais baixa e assume uma parte dos custos de cada serviço utilizado, como consultas e exames. Essa modalidade, bastante comum em planos empresariais, contribui para reduzir os gastos fixos da empresa e estimula o uso consciente dos serviços de saúde”, detalha.

Outro diferencial é o atendimento 24 horas para urgência e emergência, a cobertura nacional e até mesmo a assistência em viagens, no Brasil e no exterior, assegurando proteção e tranquilidade aos beneficiários em diferentes situações.

Plano de saúde x Seguro saúde

Apesar do plano de saúde e o seguro saúde estarem sob regulamentação da ANS, existem algumas diferenças. “O plano de saúde oferece atendimento em rede credenciada definida pela operadora, a mensalidade é fixa e o reembolso parcial depende do contrato. Já o seguro saúde garante mais liberdade de escolha de médicos e hospitais, com reembolso parcial ou integral conforme previsto em contrato”, explica a especialista em plano de saúde.

Responsabilidade das empresas

Com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a responsabilidade das empresas em cuidar da saúde dos trabalhadores foi reforçada. A nova regra, em fase de adaptação até maio de 2026, exige que as organizações adotem práticas de prevenção e segurança, ampliando a atenção à saúde dos colaboradores.

Para Dirlei, oferecer planos de saúde é uma forma prática e eficaz de atender a essas exigências. “Nosso papel como corretora é simplificar esse processo, mostrando às empresas que a escolha correta de um plano vai muito além da cobertura hospitalar, ela representa cuidado, prevenção e segurança para quem mais importa: as pessoas”.

Total
0
Shares
Anterior
Bentec ajuda empresas a economizar milhões com planos de saúde
Redução do reembolso, revisão da elegibilidade por cargos e ajustes na coparticipação: as tendências dos benefícios corporativos de saúde / Imagem gerada por Inteligência Artificial

Bentec ajuda empresas a economizar milhões com planos de saúde

Consultoria é responsável pela gestão de quase R$ 40 milhões mensais em

Próximo
Sensedia aponta as principais tendências de Open Insurance para 2026
Tiago Messa, Product Manager da Sensedia / Foto: Divulgação

Sensedia aponta as principais tendências de Open Insurance para 2026

Entre os temas que ganham força estão o uso da Inteligência Artificial

Veja também