Programa promove entrada de adolescentes e jovens em situação de migração ou refúgio no mundo do trabalho
No mês de junho é celebrado o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho). Esta data é marcada por uma variedade de eventos em muitos países ao redor do mundo em apoio às pessoas refugiadas.
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE não fica de fora desse movimento e atua há anos em diferentes frentes para abrir portas para essas pessoas, promovendo diversas atividades voltadas para preparação e inserção desse público no mundo do trabalho. A principal delas é o programa Jovem Aprendiz CIEE. Em parceria com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), foi lançada em 2021 uma cartilha sobre contratação de jovens refugiados pela modalidade Jovem Aprendiz.
O documento tem informações e orientações para empresas que desejam ampliar seu quadro de diversidade por meio da inclusão de pessoas de outras culturas, que trazem bagagens e conhecimentos que agregam no desenvolvimento de empresas do setor privado.
Este movimento já trouxe frutos e transformou diversas histórias. Entre 2022 e 2023, 132 jovens refugiados participaram de atividades que buscaram levar informações, vivências e conteúdos que visam promover o acesso de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho.
Você pode saber mais sobre os direitos e as campanhas de apoio a pessoas refugiadas no site da ACNUR, no link a seguir: https://www.acnur.org/
CIEE 59 anos – Transformando vidas, construindo futuros
Desde sua fundação, há 59 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.