Cooperativa de crédito dá dicas do que fazer com o dinheiro da restituição do imposto de renda

Coaf e Febraban celebram Acordo para fortalecer combate à lavagem de dinheiro/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash Images

Pagamento das restituições seguem até o dia 30 de setembro de 2024

O prazo para entrega do IRPF 2024 terminou no último dia 31 de maio e no mesmo dia foi liberado o primeiro lote da restituição. No entanto, a chegada desse dinheiro extra gera a dúvida: pagar dívidas ou investir? Especialista destaca que o nível de endividamento e inadimplência dos brasileiros é alto, e aqueles com dívidas devem usar esse dinheiro para quitá-las.

Uma recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo revelou que o número de cidadãos endividados no Brasil atingiu em março e abril, 78,3% dos brasileiros e 29,4% estavam inadimplentes.

Segundo Danielle Buzzi, gerente de Produtos e Negócios da Únilos, cooperativa de crédito catarinense que integra o Sistema Ailos, se o valor da restituição for usado para pagar dívidas, as prioridades devem incluir contas básicas atrasadas, como luz e água, parcelas vencidas do condomínio, mensalidades escolares e outras despesas essenciais. “O ideal é começar pelo básico e em seguida devem ser pagas as dívidas acumuladas no cartão de crédito, que tem juros muito altos, e o cheque especial. Se ainda sobrar algum valor, a prioridade deve ser criar uma reserva de emergência ou investir”, comenta.

Receber a restituição do Imposto de Renda é uma excelente oportunidade para organizar as finanças pessoais ou investir em objetivos importantes. Aqui estão algumas dicas sobre como utilizar esse dinheiro de forma inteligente:

Monte ou reforce a reserva de emergência – Idealmente, sua reserva de emergência deve cobrir de 3 a 6 meses de despesas. Portanto, opte por aplicações de baixo risco e alta liquidez, como Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária.

Invista em educação – cursos e treinamentos que possam aumentar suas habilidades e potencial de renda, são boas opções. Além disso, investir na compra de livros ou outros materiais educativos também pode ser uma boa forma de aplicar o dinheiro.

Entenda o seu perfil – considere seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) ao escolher investimentos. Diversifique seus investimentos para reduzir riscos e escolha entre Tesouro Direto, CDBs, fundos de investimento, ações e fundos imobiliários. Outra opção é investir em um plano de previdência privada.

Realize sonhos e alcance objetivos pessoais – se uma viagem está nos seus planos, usar a restituição para isso pode ser uma boa ideia. Aquisição de itens desejados há tempos, também podem ser feitos, desde que de forma consciente.

Independentemente da escolha, é importante ter um planejamento e não gastar impulsivamente, além de revisar as metas financeiras regularmente para ajustar o planejamento conforme necessário. Utilizar a restituição do IRPF de forma consciente pode trazer muitos benefícios a longo prazo, ajudando a melhorar sua saúde financeira e a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Total
0
Shares
Anterior
Justiça Climática, economia verde e inclusão socioeconômica direcionam as discussões do Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo em Brasília
Edição de 2023 do Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo / Foto: Renato Braga / Divulgação

Justiça Climática, economia verde e inclusão socioeconômica direcionam as discussões do Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo em Brasília

Temas como empreendedorismo feminino e experiências da Assistência Social com o

Próximo
ACSP: Pesquisa revela consumidor disposto a gastar mais no presente do ‘Dia dos Namorados’
Foto: Nina Mercado / Unsplash

ACSP: Pesquisa revela consumidor disposto a gastar mais no presente do ‘Dia dos Namorados’

A maioria planeja gastar entre R$ 50 e R$ 300 em presentes nessa data,

Veja também