Reconhecimento facial e assinatura eletrônica disponíveis nos aplicativos melhoram a vida de beneficiários e dentistas cooperados e eliminam a necessidade de documentos físicos
Facilitar acessos, otimizar processos e promover sustentabilidade. Baseada nesses três pilares, a Cooperativa Odontológica Uniodonto em Santa Catarina buscou uma solução tecnológica para um problema burocrático e sujeito a falhas e, de quebra, desenvolveu uma facilidade para os usuários. Com o uso da Inteligência Artificial (IA), os aplicativos da Uniodonto SC melhoraram a vida de clientes e cooperados e eliminaram a necessidade de documentos físicos nos processos de atendimento.
Os aplicativos Uniodonto SC Beneficiários e Uniodonto SC Dentista criaram uma nova forma de envio e assinatura de documentos, que desde o lançamento da ferramenta é feito de forma eletrônica e online. O gerente de Projetos de TI da Uniodonto Santa Catarina, Chrystian Costa Pimentel, explica que a principal necessidade era otimizar o processo de envio das Guia de Tratamento Odontológico (GTOs) que era burocrático e tinha uma logística lenta e sujeita a falhas, pois estava restrita ao uso de documentos físicos e a diferentes etapas.
“Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, surgiram grandes desafios com relação às GTOs, tanto para a entrega por parte dos cooperados dentistas, quanto para o recebimento da Uniodonto Santa Catarina. O aplicativo acelerou a estratégia de utilizarmos documentos digitais e assinaturas eletrônicas dentro do fluxo de atendimento”, afirma.
Como funciona?
O aplicativo tem funcionalidades distintas para cooperados e beneficiários, oferecendo benefícios e agilidade para ambos os públicos. O gerente de projetos da Mouts TI e um dos responsáveis pelo aplicativo, Charles Sebold destaca que uma das características da ferramenta é, justamente, o uso de reconhecimento de imagens, tanto facial quanto de documentos, para agilizar processos e melhorar a segurança.
Para o reconhecimento facial, o aplicativo utiliza um sistema que vincula as informações biométricas aos dados pessoais e do plano, criando assim mais uma forma de identificação. “Quando um usuário cadastra sua face, o aplicativo captura pontos de referência únicos para criar uma representação biométrica exclusiva. Essa representação é armazenada de forma segura e é usada posteriormente para validar a identidade do usuário em diferentes interações, como assinaturas de documentos”, explica
No processo de assinatura de documentos, a tecnologia de inteligência artificial é empregada para comparar a imagem capturada durante a assinatura com a representação biométrica previamente cadastrada. Através de cálculos complexos e algoritmos de IA, o sistema avalia a similaridade entre os pontos de referência da imagem e os da representação biométrica, garantindo a validação adequada do usuário antes de permitir a assinatura.
Além do reconhecimento de imagem, o aplicativo da Uniodonto SC oferece uma gama de funcionalidades para melhorar a experiência dos usuários e dentistas cooperados. Os usuários podem acessar as informações sobre seus planos odontológicos, consultar o roll de procedimentos odontológicos disponíveis, acompanhar os atendimentos já realizados, visualizar faturas e boletos, além de acessar um clube de vantagens exclusivo.
A IA é aplicada nas seguintes áreas:
- Leitura de Documentos: Identifica e extrai informações de documentos, eliminando a necessidade de interação manual dos usuários. Isso torna o processo mais eficiente e reduz a possibilidade de erros.
- Reconhecimento Facial: A tecnologia de IA é utilizada para validar a identidade dos usuários e permitir a assinatura de documentos de forma segura e conveniente, sem a necessidade de senhas ou autenticações adicionais.
Proteção de dados
Com tantas informações armazenadas, sempre pode surgir a dúvida: afinal, é seguro? Charles garante que sim, ressaltando que a segurança dos dados é uma das principais preocupações em um projeto deste porte. “Os dados biométricos dos usuários são armazenados com alta segurança e criptografia, garantindo a proteção da privacidade e conformidade com as regulamentações de proteção de dados. São adotadas medidas rigorosas para prevenir acessos não autorizados e garantir que os dados biométricos permaneçam confidenciais”.
Sabe-se que o uso da inteligência artificial no cotidiano é cada vez mais comum e abrangente – dos assistentes virtuais à personalização de conteúdo, passando pelos diagnósticos médicos, a IA está transformando a maneira como interagimos com a tecnologia e os serviços.
Em um mundo em constante evolução tecnológica, é crucial manter um equilíbrio entre o aproveitamento dos benefícios da inteligência artificial e a adoção de medidas para garantir a segurança e a autenticidade das informações e imagens compartilhadas. Considerando isso, o gerente de Projetos de TI da Uniodonto SC Chrystian Costa Pimentel afirma que a inovação é contínua na cooperativa e que novos projetos estão sendo desenvolvidos para facilitar ainda mais todas as rotinas relacionadas ao atendimento e à operação. “Sempre alinhado com os propósitos e interesses da cooperativa e dos diretores, um projeto que estamos desenhando é o reconhecimento de imagens radiográficas utilizando Inteligência Artificial integrada ao prontuário eletrônico, o que deve dar ainda mais agilidade aos processos de análise e tomada de decisão”, exemplifica.
Além disso, Pimentel ressalta ainda que toda grande mudança pode encontrar barreiras, porém com a comunicação e o treinamento adequados, é possível fazer com que as mais recentes inovações tecnológicas se tornem aliados do dia a dia.