Europ Assistance Brasil

Cooperativismo: O poder da colaboração para o crescimento sustentável

Expectativas para a reunião do Copom em agosto: possível redução da Selic e impactos nos investimentos no Brasil / Foto: Pressfoto / Freepik
Foto: Pressfoto / Freepik

Dia 6 de julho comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo, data que reconhece e reforça as ideias do movimento cooperativista

Celebrado anualmente no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo é uma data para reconhecer o impacto positivo do movimento cooperativista. O dia foi instituído em 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e tem como objetivo promover as ideias do cooperativismo e destacar o papel que ele desempenha na construção de um futuro mais justo e sustentável. Em 2024 é celebrado em 6 de julho. Uma data

A data reforça a importância das cooperativas, pois elas têm uma parcela significativa no impulsionamento econômico do Brasil. Com atuação em diversos setores, desde a agricultura até o crédito, elas geram empregos, promovem a inclusão social e fortalecem o desenvolvimento econômico por meio de diversas alternativas, de maneira equitativa.

Cooperativas de crédito: além do tradicional

O Dia Internacional do Cooperativismo ainda promove o conhecimento sobre as soluções financeiras mais acessíveis que as cooperativas de crédito oferecem aos cooperados, de acordo com a necessidade de cada um.

As cooperativas de crédito são instituições financeiras baseadas no princípio do cooperativismo, oferecendo uma alternativa ética e democrática ao sistema bancário tradicional.

Apoiado no princípio da educação, formação e informação, o cooperativismo investe em programas educacionais, que capacitam os cooperados e a comunidade, fomentando e fortalecendo suas habilidades financeiras, proporcionando autonomia e democracia.

A Únilos, cooperativa de crédito da Grande Florianópolis, que faz parte do Sistema Ailos, é um exemplo do que o cooperativismo pode proporcionar. Por meio das soluções financeiras que oferece, promove o desenvolvimento econômico e sustentável onde atua.

“Nossas soluções financeiras vão de encontro ao que os cooperados precisam. Oferecemos taxas justas e condições acessíveis, contribuindo com o fortalecimento da comunidade, das empresas e empreendedores, por meio dos princípios da gestão democrática e da participação ativa dos cooperados nas decisões da cooperativa, explica o Gerente Regional da Únilos, Julio Cesar Santos.

Cooperativismo alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O cooperativismo tem papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável, e pode aliar isso aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda mundial que objetiva práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, composta por 17 objetivos e 169 metas, a serem atingidos até 2030.

Em 2024, a Únilos, a primeira cooperativa de crédito do Brasil a aderir ao Selo ONU Mulheres, renovou sua participação como signatária do Movimento Nacional ODS SC, em alinhamento com a Agenda 2030.

“Para nós é gratificante e importante estarmos inseridos nessas pautas. Isso fortalece nosso compromisso com os cooperados e com a comunidade. O cooperativismo serve não só como modelo econômico, mas também como modelo social capaz de trazer mudanças positivas para um futuro mais sustentável e inclusivo para todos”, ressalta o gerente regional.

A cooperativa também participa do programa Selo Social Palhoça, que tem como objetivo a mobilização dos setores público, privado e sociedade civil, para o desenvolvimento de ações alinhadas às metas da Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, tem adesão ao Pacto Global da ONU que reafirma o compromisso com as causas sociais e ambientais em sua área de atuação, na região da Grande Florianópolis.

O poder da colaboração

O cooperativismo é modelo de negócio e pode ser definido como movimento social e econômico, com essência colaborativa, que valoriza a cooperação, a solidariedade e o bem-estar comum. Unindo pessoas, cada uma com suas vivências e bagagens, mas que possuem propósitos em comum.

O movimento cooperativista está presente em 100 países, gerando mais de 250 milhões de empregos e movimentando mais de 1 bilhão de pessoas. Saiba mais sobre a história do cooperativismo no Brasil e no mundo em: https://www.ailos.coop.br/o-que-e-cooperativismo.

Total
0
Shares
Anterior
A importância do seguro residencial de dano elétrico causado por eventos climáticos
Alerta vale para todo tipo de seguro incluindo residencial, automotivo e saúde/ Foto: Freepik

A importância do seguro residencial de dano elétrico causado por eventos climáticos

Confira artigo de Bruna Carolina Bianchi de Miranda é advogada, coordenadora de

Próximo
Dobra demanda por seguro viagem no Itaú Unibanco em maio
Seguro viagem garante proteção e tranquilidade durante as férias / Foto: Gustavo Fring / Pexels

Dobra demanda por seguro viagem no Itaú Unibanco em maio

Os brasileiros têm se mostrado cada vez mais atentos à segurança nas viagens,

Veja também