Corretor de seguros deve investir em diferentes canais e estratégias para se destacar

Influenciadores de investimentos superam 176 milhões de seguidores em redes sociais, de acordo com Anbima/ Foto: Pexels
Foto: Pexels

Redes sociais, marketing de influência, produção audiovisual, humanização no conteúdo e uso da criatividade devem ser chaves para investimento

Em meio a um turbilhão de informações que as pessoas recebem diariamente, muitas vezes o produto/serviço divulgado acaba sendo despercebido. Seja pela forma de divulgação daquele item ou mesmo por não saber utilizar um canal de muita concorrência. Nos últimos anos, principalmente pelas novas ferramentas de inovação das redes sociais, nos deparamos com inúmeras “publis”, os posts patrocinados, e outras formas de impactar clientes por meio da influência digital. Com tantas opções, especialistas já indicam que é preciso inovar para se destacar, mas acima de tudo com assertividade.

Amanda Narcizo Matias, gerente de Marketing da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, explica que no mercado segurador não é diferente. No curso gratuito promovido pela rede para capacitação dos corretores, a “Máquina de Vendas 2.0”, ela e outras 8 especialistas mostram que, mais do que vender, o corretor deve impactar, criar relacionamento, conquistar e ser o elo de confiança.

Afinal, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), 80% da venda de apólices (contratos de seguros) em todo o país é feita por meio do corretor. E o cliente que compra seguros está investindo não só na aquisição, mas em um produto que vai garantir proteção a si mesmo, para sua família e confia naquele corretor para ser seu consultor e dar todo o suporte para isso. Por isso, ela ressalta que, com tantos meios de comunicação, o corretor deve ser cada vez mais estratégico e assertivo. “Sabe aquelas estratégias fora da caixinha? É disso que estamos falando! Eles podem ser verdadeiras portas abertas para oportunidades incríveis”, diz Amanda.

A coordenadora de conteúdo da Lojacorr, a jornalista Marina Petrocelli, uma das especialistas da jornada do curso, explica que essas estratégias seguem um fluxo e em suas dicas exemplifica algumas ações. Primeiro é a identificação e pesquisa do tema a ser trabalhado. “Compreender as necessidades, preocupações e interesses do seu público é o ponto de partida. Para isso, considere as perguntas frequentes dos seus clientes, as tendências atuais no mercado de seguros e os tópicos que geram mais discussões nas redes sociais e fóruns do setor”, defende.

Entre as dicas, Marina exemplifica até mesmo a pesquisa por palavras-chave no Google e as hashtags (#) no Instagram, a criação de conteúdo autoral com linguagem clara, exemplos práticos e cases, o uso da diversidade de formatos (blog, vídeos e fotos para as redes…) e o engajamento e interação com esse público. “Inclua chamadas para ação, as CTAs ou call to action, que incentivam o engajamento, como pedir aos seguidores para deixar comentários, perguntas ou sugestões”, acrescenta.

Marina completa que se destacar também está no uso da criatividade e da produção com um efeito impactante e storytelling (contar histórias/cases para humanizar a marca, criar conexões emocionais e tornar os produtos de seguro mais próximos para o público). E, para isso, o corretor deve conhecer bem os produtos que vende e o que eles oferecem para divulgar ou até mesmo desafios e conteúdos com uma dose de humor que façam as pessoas se identificarem. A especialista inclui entre as dicas as parcerias com influenciadores, muito em alta nos últimos anos. “Essa colaboração pode aumentar seu alcance e agregar valor ao seu conteúdo. Não tenha medo de tentar novos formatos, como podcasts sobre seguros ou vídeos interativos, para apresentar informações de maneira bem envolvente. E, claro, os eventos ao vivo para criar uma comunidade em torno da sua marca”, acrescenta.

Portanto, corretores de seguros também devem pensar em surpreender. Além dessas dicas que estão no módulo 4 do curso, a campanha conta ainda com outros 8 módulos que ensinam sobre Marketing Digital, também sobre compliance e ética nesse meio. Aborda ainda o funil de vendas, como comunicar com seu cliente e produzir conteúdo de qualidade, as melhores maneiras de investir para lucrar, o uso de metas e métricas e como criar um fluxo de vendas estratégicas. Os participantes que se inscreverem terão acesso a materiais exclusivos como um e-book e infográfico da campanha. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo link: https://abrir.link/XlFEz

Serviço

Curso: “Máquina de Vendas 2.0”

Inscrições gratuitas: https://abrir.link/XlFEz

Mini currículo das especialistas

Amanda Narcizo Matias – Gerente de Marketing e Aquisição da Lojacorr

Formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Planejamento Estratégico pela ESPM. Expert em criação e implementação estratégica, transformação digital e liderança de times focados em produtos digitais, branding e conversão.

Marina Petrocelli – Coordenadora de Conteúdo

Formada em Jornalismo e Direito, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Digital Business pela USP/Esalq. Experiência em produção e revisão de conteúdo on e offline, SEO, e liderança de equipes com foco em aquisição e comunicação.

Total
0
Shares
Anterior
Fabiano Catran, da Seguros Unimed, passa a integrar o Conselho de Ética da CNseg
Fabiano Catran, Diretor-Executivo Institucional e de Cliente da Seguros Unimed / Foto: Divulgação

Fabiano Catran, da Seguros Unimed, passa a integrar o Conselho de Ética da CNseg

Diretor-Executivo Institucional e de Cliente da seguradora traz sua expertise

Próximo
Insurtech Brasil 2024 termina com anúncio do novo edital do Sandbox pela Susep
Insurtech Brasil 2024 termina com anúncio do novo edital do Sandbox pela Susep

Insurtech Brasil 2024 termina com anúncio do novo edital do Sandbox pela Susep

Mais de 1

Veja também