Decisão do STF derruba rede X, Meta tira verificação e Ministério Público quer explicações, Estados Unidos banem TikTok que ganha mais dias para se defender. Manchetes como estas estão se tornando cada vez mais comuns no mundo do marketing digital, deixando além de usuários, empresas com vários problemas de comunicação.
É o caso da empresária Taísa Gruber do Brexó Restore que centraliza 100% da divulgação e comunicação da sua loja no Instagram: “Quando a ferramenta fica fora do ar ou aquela vez que o WhatsApp foi bloqueado perdemos toda a comunicação”.
A dependência de redes sociais para comunicação e marketing tem sido uma constante nos últimos anos, mas as recentes instabilidades dessas plataformas colocaram em evidência um alerta importante: as empresas precisam fortalecer sua presença digital por meio de canais próprios.
Entre eles, os sites corporativos se destacam como pilar fundamental de credibilidade e segurança. Esses cenários demonstram que, apesar de serem importantes para o marketing, as redes sociais não podem ser o único ponto de contato entre empresas e públicos.
Para o Planner da KAKOI Comunicação, Boby Vendramin, Diferentemente das redes sociais, os sites corporativos são propriedades digitais controladas pelas próprias marcas, oferecendo estabilidade, sem interferências de algoritmos ou riscos de interrupção: ”Mais do que isso, os sites permitem uma experiência personalizada e alinhada à identidade da empresa, com conteúdos institucionais, portfólios de produtos e serviços, e canais diretos de comunicação”, conta.
Segundo estudos de mercado, em 2023, mais de 81% dos consumidores globais afirmaram confiar mais em informações fornecidas diretamente por sites empresariais do que em postagens de redes sociais. Esse dado reforça o papel estratégico dos sites como fontes de informações confiáveis e bem estruturadas.
Segundo o especialista, manter a comunicação e o marketing em redes sociais é essencial para qualquer tipo de negócio, mas manter um site atualizado e bem estruturado no ar pode fazer a diferença em credibilidade e também nos momentos de apagão: ”Para além da segurança e credibilidade, os sites oferecem vantagens exclusivas como SEO e visibilidade alcançando novos públicos organicamente. Servem como hub de comunicação além de acompanhamento detalhado de todo o negócio”, completa Vendramin.