Bradesco Seguros

Cresce a ‘Inovação Aberta’ no Grupo Bradesco Seguros

Guilherme Haraguchi, Superintendente Executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros / Divulgação
Guilherme Haraguchi, Superintendente Executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros / Divulgação

Número de empresas externas prospectadas em 2022 para projetos de inovação cresceu 62% se comparado com 2021

O Grupo Bradesco Seguros investe continuamente em tecnologia e inovação, para seguir na vanguarda do mercado de seguros. Em 2022, a seguradora direcionou cerca de R$ 1 bilhão para estas áreas, o dobro do montante de 2021. Mesmo com grandes investimentos realizados, é desafiador inovar em todas as frentes. É aí que entra a ‘Inovação Aberta’ (Open Innovation). 

Conceito criado por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley (EUA), a ‘Inovação Aberta’ amplia a ideia de inovação, de forma que exista – e seja incentivada – a colaboração entre empresas, startups e órgãos públicos. Unindo forças, é possível otimizar e acelerar os avanços, contribuindo para o aprimoramento de todo o ecossistema de tecnologia. 

Em outras palavras, a Inovação Aberta pode gerar ganhos de tempo e recursos para as empresas. Funciona assim: ao se analisar um projeto X, ainda que a empresa seja capaz de desenvolvê-lo internamente, percebe-se que contratar uma startup terceira, já com um produto desenvolvido, seria, no fim, menos custoso acelerando, inclusive, o retorno daquele projeto. Isso permite que a empresa apresente um produto funcional rapidamente enquanto sua equipe pode dedicar tempo de desenvolvimento para outros projetos. 

“Aqui no Grupo Bradesco Seguros contamos com um time de inovação que monitora e prospecta o mercado nacional e internacional de inovação, buscando empresas que estejam desenvolvendo produtos e serviços que possam contribuir com o nosso negócio. Com isso entregamos mais rápido os melhores seguros para os nossos clientes”, afirma Guilherme Haraguchi, Superintendente Executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros. 

Como resultado, o número de empresas prospectadas em 2022 superou os três dígitos, crescendo mais de 62%, se comparado ao ano anterior. Dentre as mais de 40 POCs (prova de conceito) realizadas durante o ano, mais da metade foi contratada para projetos internos – um aumento de 24% em relação a 2021. “Esse crescimento mostra que estamos sendo cada vez mais estratégicos na iniciativa de inovação aberta”, finaliza Guilherme. 

Total
0
Shares
Anterior
Qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento do corretor de seguros
Qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento do corretor de seguros / Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento do corretor de seguros

Profissional da corretagem precisam estar em constante atualização

Próximo
Empresas inadimplentes quitam 44,4% das dívidas negativadas em outubro, revela Serasa Experian
Empresas inadimplentes quitam 44,4% das dívidas negativadas em outubro, revela Serasa Experian / Foto: Fauxels

Empresas inadimplentes quitam 44,4% das dívidas negativadas em outubro, revela Serasa Experian

Débitos do segmento que contempla indústrias, empresas do agronegócio e terceiro

Veja também