O segmento de viagens está repleto de otimismo com a chegada das férias de inverno, impulsionado por números positivos que indicam um forte crescimento do turismo. Segundo dados do IBGE, apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo nacional registrou um crescimento de 7,8% em 2023. Em particular, dezembro de 2023 destacou-se como o melhor mês em termos de resultados desde o início da pandemia em 2020.
Ademais, um estudo realizado pelo Google revelou um aumento significativo no interesse por viagens. O número de pessoas dispostas a viajar em 2023 foi 10% maior do que em 2019, período pré-pandêmico. Esses números indicam uma expansão no número de viajantes e abrem oportunidades significativas para o setor de turismo, que pode se beneficiar deste aumento na demanda, tornando-se mais interessante e melhor organizado para atender a um público ávido por novas experiências.
Importância do Seguro Viagem
O aumento no interesse por viagens também se reflete no mercado segurador. A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) identificou aumento de 9,5% na demanda por seguro viagem no primeiro bimestre, com arrecadação de R$ 143,1 milhões nos dois primeiros meses de 2024.
A importância deste tipo de solução fica evidenciada através do depoimento da segurada Gleice Menezes. Em vídeo divulgado pelo corretor de seguros Wallace Lau, da Schiesari Lau Seguros & Investimentos, a consumidora disse que a contratação do Seguro Viagem é crucial para evitar prejuízos e burocracia diante de imprevistos. “Em uma viagem para a Europa, senti uma dor muito forte. Inicialmente, acreditava ser um problema odontológico, mas o incômodo não passava. Após alguns dias de viagem, a questão se agravou. Acordei sem enxergar em um dos olhos e após alguns dias internada veio o diagnóstico: estava com esclerose múltipla”, comentou.
Em seu depoimento, Gleice contou que ter o auxílio do Seguro Viagem fez toda diferença para enfrentar essa situação. “Entrei em contato com o time de assistência da seguradora e em cinco minutos eu tive um retorno. Me passaram um documento para chegar em um hospital, referência em neurologia, onde já estavam me esperando. Fiz exames, ressonâncias e fiquei 6 dias internada, com medicação e tudo. Não tive problema algum com questões burocráticas. Todos foram muito humanos comigo”, demonstrou.
Seguro Viagem: oportunidade para o corretor de seguros
O caso de Gleice Menezes ilustra como o Seguro Viagem se apresenta como aliado dos viajantes. Este tipo de cobertura gera economia e amplia a satisfação do segurado, uma vez que um tratamento no exterior possui custos elevados. Além disso, este instrumento pode ser acionado em casos como extravio de bagagens, cancelamento ou adiamento da viagem e diversas outras situações, conforme estipulado pela apólice do seguro.
O Seguro Viagem amplia as possibilidades de diversificação da carteira, além de representar um incremento nos negócios da corretora de seguros. As seguradoras costumam oferecer comissões especiais na comercialização deste tipo de produto.
Oferta de soluções ao segurado
Entretanto, o Seguro Viagem vai muito além da remuneração dos corretores de seguros. Para Erick Lorga, Gerente de Corretoras da Coris Brasil, por tratar-se de um produto simples e de fácil contratação, o corretor pode ampliar a oferta de soluções ao segurado. “Isso pode ser um ‘quebra gelo’ para conseguir um grande contrato no futuro, já que o grande objetivo é manter um relacionamento constante com o cliente. Afinal de contas, se a casa, o carro, a saúde e outros produtos estão na mão do corretor, a viagem precisa estar também”, analisou. “Costumo dizer que dentro da carteira de clientes há pessoas que estão viajando naquele exato momento e, em sua grande maioria, não sabem que o corretor trabalha com este produto”, complementou.
O executivo lembrou que a contratação do Seguro Viagem pode acontecer tanto em viagens nacionais, como internacionais. “O perfil do cliente é muito variado. O viajante pode ser um executivo, onde uma empresa é a contratante, estar planejando apenas uma viagem a lazer, para realizar um intercâmbio, ou até mesmo para praticar um esporte radical (atletas amadores ou profissionais)”, ponderou.
No caso de viagens em território brasileiro, Erick Lorga sinalizou que o perfil varia muito em função da regionalização dos planos de saúde. Além disso, o Gerente de Corretoras da Coris Brasil apresentou um conselho aos corretores que desejam escalar sua atuação no ramo. “O Seguro Viagem pode ser oferecido de forma massificada em associações, planos funerários e entidades de classe, por exemplo. Ele ajuda muito como benefício agregado e também na manutenção de taxas associativas”, exemplificou.
Facilidades para o corretor de seguros
Agora, ficou ainda mais fácil para o corretor atuar com Seguro Viagem. A Segfy, referência em soluções para o mercado de corretagem, anunciou que sua ferramenta de multicálculo passou a realizar cotações deste tipo de seguro.
Confira algumas vantagens oferecidas pelos sistemas da Segfy:
- Condições e comissões especiais;
- Gestão completa da carteira de clientes;
- Cotações ilimitadas em até 15 segundos nas principais seguradoras do país;
- Orçamentos personalizados e formulários de cotações online;
- Visão 360º da corretora;
- Gestão de propostas, apólices e sinistros
- Agendamento de tarefas;
- Controle financeiro;
- Emissão de relatórios.
Essas funcionalidades ampliam a possibilidade de negócios e estreitam o relacionamento do corretor com o cliente.
Os leitores do Universo do Seguro ainda contam com uma oferta especial e exclusiva. Por tempo limitado, o corretor pode aderir ao plano mensal com 10% de desconto. Aproveite e acesse a página especial para saber todos os detalhes.