Cresce o número de roubo de cargas pelo País

Cresce o número de roubo de cargas pelo País / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estudo registrou 17 mil casos em 2023; para inibir ações criminosas, IBL Logística intensifica investimentos em sistemas de segurança

Dados da pesquisa “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, realizada pelo Centro de Inteligência da Overhaul – empresa de software de gerenciamento de riscos e visibilidade da cadeia de suprimentos – apontam que, no último ano, os roubos de carga aumentaram no Brasil. Em 2023, foram mais de 17 mil casos, aumento de quase 5% em relação a 2022. O estudo prevê crescimento de 1,1% no roubo de cargas até o final de 2024.

A maior incidência desse crime ocorre na região Sudeste (76%), com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No entanto, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás também tiveram registros significativos e, juntos, esses estados concentraram 88% das ocorrências. Diante do cenário, empresas da área logística vêm investindo cada vez mais em sistemas de segurança e novas tecnologias para inibir ações criminosas.

Em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, a IBL Logística – que oferece serviços de transporte para cargas de diversos setores, como farmacêutico, eletrônico e alimentício – conta com sistema de rastreamento avançado. Ao longo dos últimos seis anos, a empresa, que pertence ao Grupo IBL, investiu cerca de R$ 6 milhões para lançar no mercado um novo conceito de transporte de carga. Anualmente, 4% do faturamento da companhia é destinado à prevenção.

“No ano passado, adotamos diferentes estratégias em nossos sistemas de tráfego com as cargas rastreadas. Os veículos de valores, por exemplo, mantêm câmeras de monitoramento em tempo real, o que permite o acompanhamento tanto do percurso quanto da parte interna do carro. Isso proporciona segurança online em tempo real”, explica o gerente de riscos da IBL Logística, Eulálio Toledo.

Segundo o executivo, a companhia também adotou outras medidas, como alteração de rotas em trajetos considerados arriscados e, em áreas com alto índice de roubos, os motoristas não viajam à noite. “Os próximos passos são novas implementações de veículos com câmeras de monitoramento e a continuidade do treinamento de novos colaboradores, além da reciclagem daqueles que estão na rota. Os resultados comprovam que estamos no caminho certo, pois não tivemos registro de sinistros nas cargas rastreadas nos últimos dois anos”, conta.

Atualmente, a IBL Logística possui 60 veículos equipados com avançados recursos tecnológicos para o monitoramento e rastreamento de carga. Além da blindagem completa (cabine e baú), os caminhões do grupo possuem recursos inteligentes como fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, sistema de videomonitoramento interno, fechaduras randômicas e iscas de cargas.

Carga de valores

Especializada no transporte de cargas de alto valor, o Grupo IBL mantém a Risk, provedora de profissionais treinados para o gerenciamento de risco no transporte e controle de acesso na portaria. Ainda nesse segmento, a estrutura para armazenagem e transporte dos itens, com carros blindados – a exemplo do veículo Cofre Thor, resistente à explosão e certificado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) – é outro ponto que reforça a segurança.

A IBL Logística possui, ainda, uma central própria para o monitoramento e rastreamento de cargas, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, além de autorização da Infraero para o acesso aos aeroportos e o transporte direto para as aeronaves.

Total
0
Shares
Anterior
Pesquisa revela como está o cuidado do público infantil com a saúde bucal
Pesquisa revela como está o cuidado do público infantil com a saúde bucal / Foto: Nadezhda Moryak / Unsplash

Pesquisa revela como está o cuidado do público infantil com a saúde bucal

Levantamento de odontopediatria da Odontoprev revela crescimento do público

Próximo
Susep realiza audiência pública sobre seguros e previdência sustentáveis
Susep / Reprodução

Susep realiza audiência pública sobre seguros e previdência sustentáveis

Com transmissão pelo Canal da Susep no YouTube, a audiência pública acontece no

Veja também