A nova Clearing brasileira, CSD BR, acaba de alcançar pelo terceiro ano consecutivo, a acreditação SOC 2® – SOC for Service Organizations: Trust Services Criteria, auditoria de conformidade de procedimentos de segurança, controle e compliance que segue padrão americano definido pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA).
A CSD BR foi a primeira infraestrutura do mercado financeiro brasileiro a obter esta acreditação, reforçando, mais uma vez, a proposta de valor da Companhia em seguir as boas práticas adotadas pelo mercado internacional.
O SOC 2® é um padrão americano, reconhecido internacionalmente, que avalia se a empresa adota controles e processos internos para um ou mais quesitos determinados pela AICPA, chamados de Trust Service Criteria (TSC). São eles: segurança, privacidade, confidencialidade, disponibilidade e integridade do processamento. Segurança é o único TSC obrigatório. Já o relatório SOC 3®, também obtido pela CSD BR neste ano e em 2022, segue como base o SOC 2®, porém tem como finalidade uma divulgação mais ampla do resultado do relatório.
SOC2
A acreditação baliza a qualidade dos processos ligados à segurança da informação, sendo indicada, em 2013, pelo departamento do tesouro americano Options Clearing Corporation (OCC) como padrão referência de segurança. Algumas instituições, como Morgan Stanley, Goldman Sachs, J.P. Morgan, Amazon Web Services (AWS), Google Cloud e Microsoft Azure foram acreditadas.
A acreditação Service Organizations – Trust Services Criteria (SOC) traz vantagens competitivas em um mercado que preza por segurança e transparência: garante clareza aos clientes e fornecedores, atesta a qualidade e a segurança dos serviços.