Tecnologia e adaptações de consumo estão ampliando o alcance e melhorando a presença das empresas em diversas regiões do país
Inicialmente concentrado nas grandes metrópoles brasileiras, o setor de delivery por aplicativos experimentou uma expansão significativa para outras regiões. De acordo com dados recentes da Gaudium, uma startup focada nos mercados de mobilidade e logística, a receita anual gerada por aplicativos regionais desenvolvidos pela Machine — tecnologia que permite a criação de plataformas de mobilidade — ultrapassou R$ 1,6 bilhão em 2024, evidenciando o crescimento robusto fora dos grandes centros urbanos.
Enquanto no passado as grandes empresas de delivery se concentravam principalmente no eixo Rio-São Paulo, hoje já é possível observar a consolidação de uma ampla rede de serviços em cidades do interior e capitais longe desse nascedouro. A região Norte, por exemplo, movimentou mais de R$ 270 milhões entre aplicativos de transporte e entrega em 2024, conforme os dados.
“Municípios mais distantes de suas capitais enfrentam desafios específicos, como densidade comercial reduzida, conectividade intermitente e longas distâncias entre estabelecimentos e consumidores, que podem tornar as entregas menos viáveis. A inteligência artificial, os algoritmos de roteirização otimizados, a geolocalização precisa e a integração de plataformas digitais aumentam a eficiência dessas operações para torná-las possíveis”, comenta Vinícius Valle, Coordenador de Marketing da Gaudium.
O investimento contínuo em tecnologias para melhorar a logística tem sido um dos principais motores desse crescimento regional. A combinação de dados em tempo real, a melhoria da conectividade, o monitoramento de entregas e os ajustes dinâmicos nas rotas têm garantido que a promessa de um serviço rápido e eficiente seja cumprida, mesmo em cidades fora do radar das grandes operadoras.
Essa expansão também reflete uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro. Ao longo dos últimos anos, as pessoas passaram a depender cada vez mais dos serviços de entrega para o consumo de alimentos, produtos e até mesmo serviços essenciais. A tecnologia tem atuado como uma ponte, conectando as demandas locais a soluções globais e, por meio disso, promovendo a democratização do acesso a esses serviços.
“Além do uso das tecnologias, a adaptação às necessidades e características das diversas regiões do Brasil também é uma consequência desses números. A tendência é que essa expansão se acelere nos próximos anos, com a consolidação de soluções mais inteligentes e eficientes, garantindo que o país inteiro tenha acesso a uma experiência de delivery cada vez melhor”, finaliza Valle.