Conheça a trajetória da empreendedora, Dionice de Almeida, mulher empreendedora e corretora a se tornar especialista nesse mercado
Dominado na maioria por homens, hoje o mercado de seguros conta com mais de 140 mil corretores atuantes, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Apesar da conquista cada vez maior das mulheres no setor de seguros, ainda há um grande percurso a seguir.
Dionice de Almeida, 50 anos, é uma das mulheres a estar à frente de uma corretora de seguros no Brasil. Casada com o empresário Gustavo Rohde, e mãe da Tamiris Zardo, de 33, sua filha única, há um ano se mudou para São Paulo, buscando expandir os negócios, onde criou a primeira filial da NV Seguros Digitais. Corretora que já conta com 12 colaboradores e possui times também em Florianópolis, atendendo clientes de todo o Brasil e alguns até internacionais.
Mas antes de ingressar no setor segurador, atuou em diferentes profissões: graduou-se em Biologia e depois passou em um concurso da Polícia Civil. “Entrei para a polícia em 1995, mas fiquei apenas dois anos, saí do órgão público porque eu não conseguia mudar algumas coisas. Meu pai trabalhava com seguro e me convenceu a estudar para fazer a prova da Susep e me habilitar como corretora de seguros”, revela.
O pai, Victor A. S. de Almeida, já falecido, foi superintendente de seguradora e se aposentou como corretor de seguros, mas, apesar do ingresso de Dionice no ramo, sua carteira de clientes não vem da família. “Comecei minha primeira corretora de seguros vendendo seguros tradicionais, como automóvel e outros como a maioria dos corretores, menos o seguro de vida, porque meu pai era especialista neste ramo e então eu não concorria com ele”, conta Dionice.
Ela percebeu que não gostava de vender seguro de automóvel e migrou para um mundo mais corporativo. Em 2017, percebeu a necessidade de fazer parte de uma rede de corretoras de seguros que lhe daria mais suporte e desenvolvimento para atuar de forma independente. Com isso, entrou na Lojacorr, após passar por uma dissolução societária.Também abriu uma empresa de cursos online com temas como o seguro cibernético para ensinar os corretores a vender esse novo produto. “Era um nicho incipiente, que me atraía porque eu gosto de tecnologia e sabia que tinha que aprender muita coisa para conseguir vender”, diz.
Já em 2018 fundou a Drala Edtech, uma startup de educação a distância com o primeiro curso sobre seguros cibernéticos no país. Mas depois seguiu apenas com as vendas de seguros, sendo corretora especializada na NV Seguros Digitais e a vocação para os cursos ficou dedicada a ensinar segurança cibernética para os clientes da corretora, por meio da NV Academy.
Atualmente, ela segue neste novo posicionamento há três anos, tornando-se responsável pelo Hub Cyber dentro da Lojacorr, tendo como sócia a filha Tamiris e Patricia Köhler Lapoll.
Seu foco de venda são os seguros cibernéticos e alguns ramos de responsabilidade civil relacionados, mas atuando em outros ramos com a terceirização por meio do programa de negócios compartilhados da Lojacorr com a empresa Qualex.
Hoje, é reconhecida como especialista em gestão e mitigação de riscos cibernéticos, empresária, palestrante com certificações internacionais relacionadas a tecnologia e segurança da informação e escritora. Lançou o livro ‘LGPD – Sua empresa está pronta? Legislação – Tecnologia – Mitigação de Riscos’, que é um best seller, principalmente na Europa e na Colômbia.
Em seu currículo, Dionice ainda foi diretora do Sincor-SC por oito anos na capacitação para o corretor de seguros e chegou à vice-presidência da Sicoob Credicor-SC em uma gestão de 15 anos dedicados ao cooperativismo. “Nos trabalhos voluntários, também ocupei o cargo de vice-presidência da AMPE Metropolitana e também participei do grupo de Mulheres da Tecnologia, Vertical Security Tech na ACATE em Florianópolis e no grupo de LGPD do Secovi-SP”, conta.
Segundo a especialista, tudo o que fez é uma conquista. “Pensando em toda a minha história, muitos anos de trabalho e dedicação, ter toda essa produção é uma grande conquista. Apostamos que um dia vamos conseguir ficar só no cyber. Gostamos muito do produto, é um trabalho que fazemos com muito amor. Nosso propósito é relacionado, então trabalhamos muito, estudamos muito, por isso que fazemos palestras com o único objetivo de disseminar a importância da proteção na internet”.