O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, lançou a Capacitação para uso da Interface de Divulgação de Alertas Públicos, destinado aos agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil de todo o Brasil, além do público geral interessado. O curso, realizado em parceria com a Escola Virtual de Governo (EV.G), é on-line e totalmente gratuito. Para acessar, basta clicar neste link.
A capacitação foi desenvolvida com o objetivo de apresentar o funcionamento e a gestão da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Também serão abordados as ações de monitoramento, os níveis de alerta, as estratégias de comunicação de risco, as principais diretrizes, as boas práticas e os desafios na utilização da ferramenta.
“O principal objetivo do curso é que cada vez mais gestores municipais, estaduais e federais estejam aptos a produzir alertas que realmente vão ser entendidos pela população e que vão atingir o principal objetivo, que é salvar vidas”, destaca o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Molina Schnorr. "Um alerta que não tenha uma linguagem clara pode ser mais uma crise dentro de um desastre. Já um alerta assertivo, antecipado, com linguagem clara, vai proteger a população em risco”, completa.
O curso tem duração de 30 horas e está dividido em quatro módulos:
Módulo 1: Monitoramento e Alarme
Módulo 2: Comunicação de risco
Módulo 3: Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap)
Módulo 4: Desafios e Boas práticas
Sobre os cursos
Em 2022, já foram emitidos mais de 9.800 certificados nos cursos de Proteção e Defesa Civil. Todos eles com a certificação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Ao todo, a Defesa Civil Nacional oferece 34 cursos a distância para habilitar e qualificar os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.
Confira neste link a lista completa dos cursos.
Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp
Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.
Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.