Zurich no Brasil

Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian

Coaf e Febraban celebram Acordo para fortalecer combate à lavagem de dinheiro/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash Images

Consumidores que recebem um salário mínimo foram os que mais demandaram por recursos financeiros (17,3%), seguido por aqueles que recebem entre dois e três (13,7%)

Em fevereiro de 2025, a procura dos consumidores por crédito registrou alta de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada principalmente por faixas de menor renda. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses:

De acordo com o levantamento, os consumidores com renda de até um salário mínimo foram os que mais buscaram crédito no período (17,3%). Em seguida, apareceram os que recebem entre um e dois (13,7%). “Diante do cenário inflacionário, especialmente com a recente pressão sobre os preços dos alimentos, quem recebe até um salário mínimo acaba sendo mais impactado. Por isso, o aumento na procura por crédito entre essas famílias pode estar relacionado à necessidade de manter o consumo básico de subsistência”, avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack. Confira os dados na tabela abaixo:

Ao analisar as Unidades Federativas (UFs), o levantamento aponta que os consumidores do Amapá tiveram a maior procura na demanda por crédito em fevereiro (32,1%). Em segundo lugar ficou o Acre (31,1%), seguido pelo Pará (30,5%). Confira a seguir o gráfico com o levantamento completo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Total
0
Shares
Anterior
Consórcio Iveco lança a campanha ‘Um Daily só pra mim’
Consórcio Iveco lança a campanha ‘Um Daily só pra mim’ / Divulgação

Consórcio Iveco lança a campanha ‘Um Daily só pra mim’

Durante a promoção, um caminhão da marca será sorteado entre consorciados

Próximo
Frete tem queda de 0,54% em março, a primeira desde novembro, aponta Edenred Repom
Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Repom / Foto: Divulgação

Frete tem queda de 0,54% em março, a primeira desde novembro, aponta Edenred Repom

Fatores como a queda do preço do diesel, escoagem da safra e desempenho

Veja também