Bradesco Seguros

Demanda por seguros de automóveis no Brasil cai 22,07% em abril, o primeiro recuo do ano

Demanda por seguros de automóveis no Brasil cai 22,07% em abril, o primeiro recuo do ano / Foto: Aleksandr Popov / Unsplash Images
Foto: Aleksandr Popov / Unsplash Images

Queda no interesse foi registrada nos estados analisados, mas comparação anual mostra avanço do setor em relação a 2022

Após três meses aquecidos, entre janeiro e março de 2023, o mercado brasileiro de seguros de automóveis apresentou queda pela primeira vez no ano. Em abril, foi registrado um recuo de 22,07% na comparação com março. É o que mostra o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Apesar do primeiro resultado negativo de 2023, na comparação anual houve aumento 6,60%, considerando os números de abril do ano passado.

Na análise individual dos Estados que fazem parte do Índice, todos apresentaram queda na comparação com o último mês de março. O ranking ficou assim: São Paulo (-26,45%), Rio de Janeiro (-22,61%), Minas Gerais (-20,21%), Rio Grande do Sul (-17,82%) e Paraná (-14,89%). Na comparação anual entre abril de 2022 e 2023, o único estado que registrou crescimento da demanda foi o Rio Grande do Sul (7,79%).

Apesar da mudança de comportamento em relação aos meses anteriores, Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, vê o movimento como esperado e mantém a expectativa otimista para o setor durante o restante de 2023. “O bom momento vivido entre janeiro e março elevou o patamar deste mercado, tornando qualquer recuo estatisticamente mais significativo. Vale lembrar que, por conta do aumento dos preços dos veículos novos e usados, o valor das apólices também registrou alta”, explica.

Ele lembra ainda que a queda do indicador está relacionada à redução das vendas dos novos veículos. Segundo dados da Fenabrave, em abril foram emplacados 118.127 automóveis, um recuo de 19,18% em relação a março, quando o número somou 146.165.

Gusson ressalta que o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) é medido através do volume de consultas. Ou seja, o impacto para as seguradoras pode ser até mais brando em relação ao que a queda no interesse revela. “Nem todas as consultas registradas são efetivadas, pois a aceitação da apólice depende de diversas variáveis de risco que vão impactar no seu valor. O INDS serve como direcionamento do momento do mercado para as futuras ações estratégicas das seguradoras”, afirma.

Criado em fevereiro do ano passado, o Índice é baseado em volume de cotações e veio da demanda do setor em ter um indicador confiável que demonstrasse qual o apetite do brasileiro em assegurar o seu veículo.

Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS)

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Total
0
Shares
Anterior
Organização do ITC Miami surpreende e evento deve ficar no radar do mercado brasileiro
Weliton Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da eBaoTech / Foto: Divulgação

Organização do ITC Miami surpreende e evento deve ficar no radar do mercado brasileiro

Confira artigo de Weliton Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da

Próximo
Clube dos Seguradores da Bahia promove lançamento do produto Consórcio com a Alper
Fausto Dorea (presidente do Clube dos Seguradores da Bahia) e Antonio Azevedo (vice-presidente de Auto/Frota da Alper Consultoria e Corretora de Seguros) / Foto: Divulgação

Clube dos Seguradores da Bahia promove lançamento do produto Consórcio com a Alper

Empresa realizou o lançamento com apresentação do vice-presidente de Auto/Frota

Veja também