Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Mesária confere título eletrônico de eleitora
O deputado estadual Tenente Coronel Zucco (Republicanos) foi o candidato a deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul. Ele obteve mais de 259 mil votos, superando os atuais deputados federais Marcel Van Hattem (Novo-RS) (256,9 mil) e Paulo Pimenta (PT-RS) (223,9 mil), que foram reeleitos.
O PT é o partido que mais conquistou cadeiras na Casa: 6. O PL terá 4 deputados, seguido por PP, Republicanos e MDB com 3 cada e PSDB e PDT com 2 cada.
Dentre os 31 deputados da bancada gaúcha, apenas 7 são novos na Câmara. Um eleito já foi deputado federal em uma legislatura anterior. Todos os demais são deputados atualmente e foram reeleitos.
O ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro Onyx Lorenzoni (PL) foi o mais votado para o governo, com 37,54% dos votos. Ele vai disputar o segundo turno com o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que ficou com 26,79%.
Para o Senado, foi eleito o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), com 44,15% dos votos. Ele superou o ex-governador Olívio Dutra (PT) e a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD).