Bradesco Seguros

Deputados aprovam PEC do piso salarial da enfermagem em 1º turno; acompanhe

Elaine Menke/Câmara do Deputados
Discussão e votação de propostas
Sessão do Plenário da Câmara do Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, em 1º turno, a PEC do Piso da Enfermagem (PEC 11/22). Foram 425 votos a 7. O Plenário precisa analisar ainda um destaque do Novo apresentado à proposta.

Por acordo costurado pelas lideranças, a proposta do piso salarial continuará a ser analisada ainda hoje, depois da votação da PEC do Estado de Emergência (PEC 15/22).

De autoria do Senado, a PEC do Piso da Enfermagem determina que uma lei federal instituirá pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira, a serem observados por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado.

Ao inserir na Constituição os pisos salariais para essas categorias, a intenção é evitar uma eventual suspensão na Justiça do piso aprovado pelo Congresso através do Projeto de Lei 2564/20 sob a alegação do chamado “vício de iniciativa” (quando uma proposta é apresentada por um dos Poderes sem que a Constituição lhe atribua competência para isso).

Estado de emergência
Já a PEC 15/22 permite ao governo gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o final do ano para aumentar benefícios sociais, conceder ajuda financeira a caminhoneiros e taxistas, ampliar a compra de alimentos para pessoas de baixa renda e diminuir tributos do etanol.

Assista ao vivo à sessão

Mais informações em instantes

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
CCJ aprova limite para penhora de faturamento para pagamento de débito trabalhista

CCJ aprova limite para penhora de faturamento para pagamento de débito trabalhista

Billy Boss/Câmara dos Deputados Deputado Luizão Goulart, relator na CCJ A

Próximo
Câmara analisa PEC do Estado de Emergência em 1º turno; acompanhe

Câmara analisa PEC do Estado de Emergência em 1º turno; acompanhe

Elaine Menke/Câmara do Deputados Arthur Lira (C) preside a sessão do Plenário O

Veja também