Europ Assistance Brasil

Dermatite labial: o que é, causas e tratamento

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

Seus lábios, nariz ou mesmo olhos estão inflamados, irritados ou muito secos? Muitas vezes, os ferimentos na boca se dão pela desidratação, por causa do clima ou mesmo por alergias. No entanto, eles também ocorrem caso você tenha dermatite labial, também conhecida popularmente como queilite e, tecnicamente, como dermatite perioral.

Caso você esteja sofrendo com essa doença, ou tenha percebido algum indício desses problemas na região da sua pele, é importante se inteirar mais sobre o assunto! Para isso continue acompanhando e tire suas dúvidas.

O que é dermatite na boca?

A dermatite labial é uma doença de pele que inflama principalmente a região ao redor da boca. Ela também pode se espalhar ao redor do nariz, causando irritação, aparição de lesões avermelhadas e ressecamento, podendo até mesmo evoluir para a região dos olhos.

Apesar de ainda não haver uma compreensão clara das causas da doença, existem diversos fatores apontados como favorecedores no surgimento da dermatite.

Sua principal ocorrência é nas mulheres com idade entre 15 e 45 anos. Isso se dá pelo uso de cosméticos à base de petrolato ou parafina que obstruem a pele, assim como a aplicação de certos tipos de protetor solar.

Itens cuja composição envolve ácido também podem provocar perturbações na barreira cutânea, sejam eles cosméticos, hidratantes ou para outros fins.

No caso de crianças, não importando a idade, cerca de 58% dos pacientes que apresentam a doença são meninas. Já nos adultos, cerca de 90% dos casos ocorrem no sexo feminino.

Existem outros fatores associados com o aparecimento e desenvolvimento da doença. Continue acompanhando para saber mais!

Quais as causas da queilite?

Como dito anteriormente, o uso de produtos na região, como protetor solar, maquiagem, cremes de hidratação e sabonetes podem ser a causa da doença.

Além deles, outros fatores que podem causar a dermatite perioral são:

  • O uso de corticoides tópicos no rosto;
  • O excesso de flúor, ou seja, grande quantidade de creme dental na hora da escovação;
  • Falta de higienização da pele, favorecendo a proliferação de fusobactérias;
  • Alteração hormonal, principalmente durante o período menstrual;
  • O uso oral de contraceptivos;
  • Excesso de temperatura por exposição solar, causando inflamação principalmente na parte inferior do lábio;
  • Tomar banho com a água quente, pois a alta temperatura pode levar ao ressecamento da pele, tornando-a mais sensível;
  • Gestação;
  • Infecção decorrente da candidíase;
  • Alergia a produtos aplicados nos lábios;
  • Ressecamento e ferimentos labiais por outros motivos podem evoluir para a dermatite;
  • Hábito de lamber os lábios

Outro motivo que vem sendo estudado é a relação no aumento da aparição de dermatite perioral por consequência do uso de máscaras de proteção durante a pandemia.

Todos esses fatores podem levar ao desenvolvimento da queilite, a inflamação de um ou ambos os lábios.

A queilite possui diversas classificações, que dependerá, principalmente, da origem da inflamação ou em que região está afetando os lábios.

Quais os tipos de queilite?

Na verdade, a dermatite labial ou a inflamação nos lábios não são o único tipo de queilite. Queilites podem causar o inchaço na região, bem como a descamação (a famosa “pelinha na boca”, entre outros.

Os principais tipos de queilite são:

  • Queilite de contato: é a que mencionamos durante o conteúdo, ocorre principalmente pelo contato de substâncias químicas com os lábios e atinge tanto o lábio superior quanto o inferior, causando inflamação e até mesmo algumas bolhas;
  • Queilite actínica: mais comum na população masculina, atinge o lábio inferior e é causada principalmente por exposição excessiva ao sol, levando à descamação da região atingida.
  • Queilite angular: a queilite angular costuma ser causada pelo acúmulo de saliva na boca, que facilita a proliferação de fungos e bactérias em feridas que, aos poucos, desenvolvem para o ferimento. A mais comum é causada pelo mesmo fungo causador da candidíase.
  • Queilite esfoliativa: a queilite esfoliativa é crônica e ocorre principalmente no sexo feminino, sendo mais comum em pessoas mais jovens. Ela é uma escamação crônica na superfície dos lábios.

Todos os tipos de queilite têm em comum a irritação ou inflamação de um ou ambos os lábios, razão pela qual muitos a consideram como uma espécie de dermatite labial.

O importante, em qualquer dos tipos, é buscar tratamento para aliviar o desconforto e evitar a evolução para condições mais graves.

Como tratar dermatite nos lábios?

A primeira coisa a se fazer é identificar qual ou quais produtos podem estar desencadeando o desenvolvimento da doença. Também é importante verificar se os sintomas surgiram após o início do uso de algum medicamento.

Inicialmente, suspender os produtos que causam a doença é primordial. Caso seja por conta de um medicamento, é importante consultar um profissional de confiança para analisar se pode alterar o remédio ou procurar outra solução caso o medicamento não possa ser suspenso.

Além disso, fazer a higiene do rosto usando sabonetes neutros e usar hidratantes podem auxiliar no alívio dos sintomas. O tratamento com vitamina B, que possui propriedades benéficas à pele, também pode ajudar.

Outra dica para alívio dos sintomas é a utilização de água termal, que possui ação calmante, ameniza sensação de queimação e também proporciona diminuição do desconforto e na irritação causada pela dermatite

Existem medicamentos que ajudam a tratar os sintomas, como pomadas com ação anti-inflamatória, antibacteriana e antimicótica. É sempre importante buscar um médico e evitar a automedicação.

Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamento específico para o paciente e sua condição.

Vale ressaltar que as dicas apresentadas não substituem a consulta médica: elas servirão como um método paliativo até você comparecer a um profissional.

Para questões de saúde bucal, conte com um plano odontológico que pode ajudar a reduzir a burocracia e os desafios na hora de buscar um bom profissional. Confira as soluções da Unimed Odonto!

Posts relacionados Quimioterapia estraga os dentes? Veja efeitos do tratamento do câncer na saúde bucal mulher com lenço na cabeça, paciente de quimioterapia, msotrando os dentes, capa do conteúdo sobre a quimioterapia estraga os dentes

Muitos pacientes oncológicos se perguntam se a quimioterapia estraga os dentes. Infelizmente, a resposta é sim, mas isso pode ser Leia mais

Como fortalecer os dentes e proteger sua saúde bucal menina flexionando os braços e mostrando os dentes, ilustrando o conteúdo sobre como fortalecer os dentes

A sensação de dor causada pela hipersensibilidade dos dentes na hora de morder algo ou beber líquidos gelados é desagradável, Leia mais

O post Dermatite labial: o que é, causas e tratamento apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.

Via: Seguros Unimed

Total
0
Shares
Anterior
MDR lança publicações para nortear políticas públicas e soluções tecnológicas para cidades brasileiras

MDR lança publicações para nortear políticas públicas e soluções tecnológicas para cidades brasileiras

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Ministério

Próximo
Prudential do Brasil lança Prêmio Jovens Visionários
Prudential do Brasil lança Prêmio Jovens Visionários / Foto: Cottonbro Studio / Pexels

Prudential do Brasil lança Prêmio Jovens Visionários

Estão abertas as inscrições para o prêmio que reconhece e impulsiona projetos de

Veja também