Maxpar

Desembaraço digital: Brasil acelera modernização aduaneira com novo processo de importação e automação do ICMS

Desembaraço digital: Brasil acelera modernização aduaneira com novo processo de importação e automação do ICMS / Foto: Intermodal / Divulgação
Foto: Intermodal / Divulgação

Evento Desembaraça SP na Intermodal South America 2025 debate desafios e avanços do setor com foco em digitalização e integração de tributos

O Brasil avança rumo à modernização do setor aduaneiro com a adoção de novas tecnologias e processos que visam desburocratizar o comércio exterior. O tema foi destaque durante o Desembaraça SP, ciclo de palestras realizado nos dias 23 e 24 de abril na Intermodal South America 2025, maior feira de logística, transporte e comércio exterior da América Latina.

Organizado pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), o evento reuniu especialistas, autoridades públicas e profissionais de diversas empresas para discutir os impactos do Novo Processo de Importação (NPI) e da automação do ICMS em São Paulo. As mudanças fazem parte de uma estratégia nacional para centralizar dados e procedimentos no Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex), promovendo mais agilidade e segurança nas operações.

Para José Carlos Raposos Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), as transformações são irreversíveis: “O Novo Processo de Importação no Brasil é algo que não tem volta, assim como foi o Portal Siscomex, que causou estranheza no início, mas hoje o comércio exterior do nosso país entraria em colapso sem ele. O que me preocupa é a reposição de pessoal especializado no setor público, ainda que hoje exista a Inteligência Artificial e outras tecnologias que permitem a fiscalização remota”, afirmou.

Barbosa também destacou o papel estratégico do Brasil no comércio internacional: “Temos os maiores portos, empresas de aviação, de carga, e de software – um potencial que atrai empresas internacionais. O comerciante brasileiro está se posicionando fora do país, mas precisamos começar por aqui”, concluiu.

Em 2024, o comércio exterior brasileiro movimentou quase US$ 600 bilhões, e o país registrou o segundo maior superávit da balança comercial da história – um contexto que reforça a urgência da modernização aduaneira para manter a competitividade global.

Último dia da Intermodal South America

A edição de 2025 da Intermodal South America termina amanhã, quinta-feira (24/04), mas ainda é possível participar. A inscrição pode ser feita gratuitamente pelo link.

Serviço

Intermodal South America – 29ª Edição

Data: 22 a 24 de abril de 2025.

Local: Distrito Anhembi.

Horário: das 13 às 21h.

Mais informações: Clique aqui

Total
0
Shares
Anterior
Abril Verde reforça papel da prevenção e do seguro na saúde e segurança no trabalho
Zé, o Alfaiate do Seguro, consultor e referência em seguros pessoais / Foto: Divulgação

Abril Verde reforça papel da prevenção e do seguro na saúde e segurança no trabalho

Consultor e especialista em seguros pessoais, Zé, o Alfaiate do Seguro, alerta

Próximo
Novo Espaço de Memória da Generali se torna uma das atrações da Semana Nacional dos Museus
Novo Espaço de Memória da Generali se torna uma das atrações da Semana Nacional dos Museus / Foto: Divulgação

Novo Espaço de Memória da Generali se torna uma das atrações da Semana Nacional dos Museus

O novo Espaço de Memória da Generali, chamado “Spazio Di Memoria”, pode ser

Veja também