Bradesco Seguros

Detran-SP retoma campanha de conscientização no The Town

Detran-SP retoma campanha de conscientização no The Town / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Autarquia volta com os testes de bafômetro durante o último final de semana do festival em campanha de tolerância zero ao álcool; recomendação do uso de transporte público é a tônica

Nesta segunda semana de The Town, o Detran-SP retoma a campanha “Detran Festival: É show respeitar a vida no trânsito”.  Nos dois primeiros dias do festival, 295 pessoas fizeram teste de bafômetro sem caráter punitivo, apenas para orientação. Aqueles que estiverem presentes nos próximos dias do evento poderão passar pelo teste do etilômetro e também participar de um jogo interativo da memória, com alertas sobre segurança viária e os riscos da mistura álcool e direção. As atividades estão sendo oferecidas ao público no estande do Governo-SP no festival.

A campanha Detran Festival teve início em 28 de agosto e incorpora a música como uma ferramenta eficaz para promover mensagens vitais de segurança viária, abordando o público-alvo do evento com um line-up de peso. As bandas fictícias “The S0.0brios”, “Direção Urbana”, “Próxima Parada” e “The Poupers” apresentam as mensagens de conscientização em relógios de rua, pontos de ônibus, programas de rádio e internet.

A ação ainda inclui a adesivação dos vagões da linha verde do Metrô e da linha esmeralda da CPTM. Em diversas estações do metrô, nos dias de festival, estão sendo distribuídos “leques” com mensagens de consumo consciente do álcool e a indicação do transporte público como alternativa para os participantes. “Vai para o Festival? Entre no bonde da segurança e não misture álcool e direção. Escolha o Metrô” sugerem as ventarolas, que também guiam o público sobre o caminho a ser percorrido até a chegada ao local onde acontece o evento. Os materiais educativos do Detran-SP insistem ainda que é fundamental a responsabilidade no trânsito para a preservação de vidas.

Exatamente para coibir a mistura desastrosa entre álcool e direção, o Detran-SP intensifica na capital, nos dias do festival, suas blitze da Operação Direção Segura Integrada, ação em parceria com as equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, que tem o objetivo de prevenir os acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção. Nas blitze, as ventarolas também estão sendo distribuídas aos motoristas fiscalizados, insistindo na mensagem do Detran Festival.

Foco constante na conscientização

A atual gestão do Detran-SP tem feito diversas campanhas para alertar todos os tipos de condutores para a importância de obedecer às leis de trânsito e aumentar os cuidados. Em fevereiro, o Governo de São Paulo apresentou uma ação para o Carnaval, com o mote “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. Já na Semana Santa, em abril, o respeito aos limites de velocidade e manutenção prévia dos veículos foram as principais tônicas da campanha “Escute quem você ama, viaje com segurança”, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre o respeito ao limite de velocidade e às leis de trânsito, assim como da atenção à manutenção dos veículos, antes de pegar a estrada no período do feriado.

Em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de refletir diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por acidentes. E, em julho, ainda está em circulação a campanha educativa “No trânsito, dê férias para a morte” para o período de descanso escolar. As peças usam o humor para ressaltar que só a partir de cuidados e respeito às leis de trânsito pelos motoristas é que a “morte” pode tirar férias.

Durante a 68ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, encerrada no último final de semana de agosto, o Detran-SP promoveu a campanha com foco na região “Alô, galera de cowboy. Alô, galera de peão: quem gosta de rodeio não mistura álcool e direção”, baseada em versão de uma das mais conhecidas canções sertanejas. Foram promovidas a entrega de material educativo, blitz da conscientização e a veiculação de cartazes e jingle em veículos locais e nas imediações do evento. A abordagem sugeria a escolha do “motorista da rodada”, pessoa responsável por dirigir para quem estiver bebendo, evitando acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool.

Sinistros e vítimas do Trânsito em São Paulo

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, o Estado de São Paulo apresentou queda de 16,9% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre julho deste ano com o mesmo mês do ano passado. Em 2023, ocorreram 446 óbitos em acidentes, contra 537 em 2022.

A queda de óbitos no trânsito no Estado de São Paulo também é evidenciada na comparação entre os sete primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano (redução de 6,8%). Destaca-se ainda a queda de 67%, em julho deste ano, no número de mortes envolvendo bicicletas, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Nesta mesma análise, houve redução de 27,6% no número de óbitos envolvendo pedestres e de 8,7% nas mortes envolvendo motociclistas.

Entretanto, o número de acidentes não fatais registrados no acumulado do ano (janeiro a julho) apresentou um aumento de 9,3%, em comparação com os primeiros sete meses do ano passado, no estado de São Paulo. Os dados reforçam a necessidade de manutenção de ações de conscientização dos motoristas, para que o respeito às leis e os cuidados preventivos sejam instrumentos de um trânsito mais seguro e eficiente.

Total
0
Shares
Anterior
O que as empresas podem aprender com o fenômeno Barbie?
Carine Roos, CEO e fundadora da Newa / Foto: Divulgação

O que as empresas podem aprender com o fenômeno Barbie?

Confira artigo de Carine Roos, CEO e fundadora da Newa

Próximo
Inteligência artificial e análise de dados transformam o mercado de seguros, afirma country manager da Klimber
Inteligência artificial e análise de dados transformam o mercado de seguros, afirma country manager da Klimber/ Foto: Divulgação

Inteligência artificial e análise de dados transformam o mercado de seguros, afirma country manager da Klimber

Para Cristiano Saab, o ambiente digital exige mudanças no mercado de seguros,

Veja também