Setor de vestuário – como roupas, calçados e acessórios – representa cerca de 29% das intenções de compras
O Dia das Mães é a data comercial mais importante do primeiro semestre para consumidores e empreendedores. Ano passado, o setor registrou um crescimento de 18% comparado a 2021. Para este ano, as expectativas são mais positivas, já que se prevê um melhor desempenho econômico.
Em um levantamento realizado pela Voxus, AdTech de mídia programática, a projeção é que o e-commerce brasileiro tenha um aumento de 5 a 7% na semana anterior ao dia das mães. A pesquisa aponta, ainda, que marcas que direcionarem seus esforços, com campanhas de marketing e descontos por exemplo, têm maiores chances de crescer até 30% no período.
“Isso também significa que um só comprador pode realizar inúmeras compras, presenteando mãe, sogra e avó, por exemplo, o que aumenta a possibilidade de os lojistas conquistarem novos clientes com kits, brindes, entre outras possíveis ações”, revela Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de automação para marketplaces.
A Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães de 2023 aponta que o ticket médio (valor médio de vendas por cliente) será em torno de R$ 200 reais. “Grande parte dos entrevistados pretende gastar entre R$ 101 a R$ 200, enquanto 21,9% querem gastar entre R$ 201 a R$ 400, portanto, podemos esperar um valor médio de R$ 200 de gasto por cada cliente”, reforça o CEO.
Itens mais vendidos
De acordo com a pesquisa da Voxus, os produtos e categorias mais procurados estão relacionados ao setor do vestuário, como roupas, calçados e acessórios, que representa cerca de 29% das intenções de compra. Em seguida estão os perfumes (19%), cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%) e smartphones (7%).
Para Claudio, outras opções de produtos podem ter sucesso de vendas na data, basta que os lojistas realizem ações assertivas para atrair os consumidores. A criação de kits com produtos usualmente comprados no Dia das Mães e o envio de cupons de descontos exclusivos aos novos compradores e clientes da base facilitam a escolha do consumidor.
“Outras iniciativas que causam boas impressões e garantem maior fidelização para o seu negócio ao consumidor são o envio de brindes, a experiência unboxing e o bom pós-venda”, ressalta o CEO da Magis5.
Prepare o seu e-commerce
Este ano, o Dia das Mães será celebrado no dia 14 de maio. A partir da primeira semana do mês, o número de visitas e pedidos nas lojas aumentam. Neste sentido, é fundamental preparar a infraestrutura do seu e-commerce o quanto antes com planejamento.
“É preciso ter assertividade nos processos, preparar o estoque para que não ocorra falta ou excesso de produtos. Além disso, é importante investir em soluções que aumentam a velocidade de suas entregas e sempre cumprir com os prazos estipulados”, sublinha Dias.
Uma ótima maneira de se destacar da concorrência é desenvolvendo campanhas humanizadas, que trabalham o lado emocional e aproximam o consumidor da marca.
Para isso, existem ferramentas de automação que ajudam em insights valiosos para serem utilizados em estratégias de marketing, como é o caso do ChatGPT, que auxilia na criação de textos criativos para as redes sociais.
Outra dica é utilizar ferramentas de softwares específicos para centralizar e otimizar sua gestão nos marketplaces como hubs. “Essa tecnologia ajuda os vendedores centralizarem a operação de seus e-commerces em uma única ferramenta. Isso facilita a gestão e permite mais agilidade aos processos”, endossa Claudio Dias.
Para as empresas que possuem site próprio ou mesmo um ponto de venda físico, o especialista indica mudar o design e o ambiente para celebração do Dia das Mães. “Essa experiência prévia ajuda a criar uma conexão entre o consumidor e a marca. Essa comunicação eficiente ajuda a atrair mais clientes e, consequentemente, no alcance das metas de vendas”, encerra.