Dia do Cliente: Como a IA ajuda marcas a personalizar a experiência do cliente

Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda / Foto: Divulgação
Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda / Foto: Divulgação

Confira artigo de Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda

No universo do marketing moderno, o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, não é apenas uma data comemorativa: é uma oportunidade estratégica para marcas estreitarem seus laços com seu público-alvo, e a Inteligência Artificial (IA) tem um papel fundamental nesse processo.

No contexto dessa busca pela fidelização do cliente, uma pesquisa recente demonstra o impacto da IA na personalização da experiência do cliente. De acordo com um estudo da Associação de Marketing, 85% das empresas que adotaram a IA em suas estratégias de atendimento, experimentaram um aumento significativo na satisfação do cliente.

Acredito que a fidelização seja o maior objetivo das marcas hoje. Todos os dias são do Cliente, mas a data específica é uma grande oportunidade de trazer o cliente mais próximo da sua marca ou produto. Reforçar seus valores, missões e posicionamento, e ir além do que mais uma ação promocional de calendário.

Nos dias de hoje, a personalização da experiência do cliente tornou-se um fator crucial para marcas em todos os setores, especialmente na internet. A experiência de compra após o modelo online tornou-se o maior e mais importante diferencial entre marcas, serviços ou produtos comercializados.

Além disso, a experiência agrega valor percebido no ato da compra, no investimento ao adquirir o produto e, principalmente, entrega ao pós-venda um produto recheado de novas referências na jornada de compra do consumidor.

Contudo, essa busca pela personalização não vem sem desafios. É necessário ressaltar a importância de ser inovador em cada ação de personalização, sem comprometer a experiência do cliente, sempre buscando novidades que impressionem o consumidor.

AInteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel fundamental na melhoria da personalização da experiência do cliente. Ela mudou a profundidade e velocidade das análises das jornadas do consumidor.

Novas associações de informações são possíveis, baseadas em um conhecimento e uma atuação digital da IA na web como um todo, aliados a um poder analítico e criativo do indivíduo.

Entretanto, é importante lembrar que, assim como em qualquer área, a personalização via IA pode falhar. O que evita tais falhas é a criação de modelos de testes e simuladores de ambientes, de toda a cadeia da jornada do cliente.

Em qualquer experiência nova, quanto maiores e mais completos forem seus testes e mais controlado o ambiente, menores os riscos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Dia do Cliente: comércio popular do centro de São Paulo é opção com variedade de produtos
Dia do Cliente: comércio popular do centro de São Paulo é opção com variedade de produtos/ Foto: Divulgação

Dia do Cliente: comércio popular do centro de São Paulo é opção com variedade de produtos

Segundo Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC)

Next
Setembro Amarelo: ANS reforça a importância da prevenção ao suicídio
Setembro Amarelo: ANS reforça a importância da prevenção ao suicídio / Foto: Cottonbro Studio / Pexels

Setembro Amarelo: ANS reforça a importância da prevenção ao suicídio

Campanha alerta para o cuidado com a saúde mental

You May Also Like