Dia Mundial da saúde: os três alicerces da inovação no ecossistema de saúde

Tecnologia como aliada da saúde: soluções engajam e melhoram a experiência dos pacientes/ Foto: Freepik
Foto: Freepik

Otimizar processos, aprimorar gestão de recursos e melhorar jornada do usuário permitem que instituições de saúde – foquem no cuidado ao paciente

Com os avanços tecnológicos do cenário global de saúde, especialmente acelerados pela resposta à pandemia nos últimos anos, o setor demonstra resiliência na adoção de soluções inovadoras; e o Brasil está conquistando espaço nesse movimento. O país ficou em 19º lugar no ranking de nações por participação em estudos clínicos iniciados em 2021, conforme um levantamento feito em 2022 pela Interfarma.

Até 2025, o mercado internacional de saúde deve ultrapassar os US$ 504,4 bilhões, como aponta uma pesquisa da Global Market Insights, com a expectativa de que as ideias continuem surgindo e sendo postas em prática para transformar o bem-estar mundial.

“As instituições brasileiras que estão se dedicando na construção dessa base estão criando um ambiente mais fértil para inovação na saúde. Elas pavimentam o caminho que leva a um ambiente propício para esses avanços, possibilitando ao Brasil alcançar novos patamares de excelência e se tornar referência em inovação na saúde global”, afirma Marcos Moraes, diretor da vertical de saúde da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.

Para o executivo, pavimentar o percurso em direção a um ecossistema fértil para a inovação está intrinsecamente vinculado ao fortalecimento de três pilares essenciais.

1) Sistemas interoperáveis: unindo forças para o bem-estar do paciente

A interoperabilidade é um elemento chave no contexto da saúde atual. Os sistemas precisam saber conversar com outros softwares para a troca eficiente e segura de informações, melhoria do fluxo de trabalho clínico, redução de erros médicos e entrega de cuidados personalizados. É com base nesse pilar que são desenvolvidas soluções que integram as plataformas, facilitando o acesso e compartilhamento de dados relevantes para os profissionais da saúde.

“Sabe quando uma pessoa chega a um hospital e, ao ser atendida, seus dados médicos estão disponíveis instantaneamente para a equipe de saúde? Isso acontece graças à interoperabilidade, permitindo que seu histórico, exames anteriores, alergias e prescrições médicas sejam acessados em tempo real pelo profissional de saúde que está lhe atendendo.”

2) Experiência: colocando o cuidado em primeiro lugar

A experiência do paciente é o coração do ecossistema de saúde. Todas soluções devem trazer o paciente para o centro de sua jornada, proporcionando um atendimento personalizado, humanizado e ágil. Uma das razões fundamentais para isso é o fato de que as pessoas, ao buscarem atendimento, geralmente estão enfrentando um momento desconfortável, o que torna importante assegurar que o mesmo seja sensível às suas necessidades. “Já disponibilizamos tecnologias de marcação de consultas online, para que o paciente não precise se deslocar sem necessidade; autoatendimento com tótens, para tornar atendimento ao paciente mais ágil; prontuários eletrônicos, que centralizam as informações do paciente; e uma série de outros recursos para simplificar a jornada dentro da unidade de saúde.” ressalta Moraes.

3) Eficiência operacional: potencializando recursos e resultados

A eficiência operacional é um fator-chave para impulsionar o progresso na área da saúde. Otimizar processos, reduzir desperdícios e aprimorar a gestão de recursos são medidas cruciais para que as instituições de saúde possam focar no que realmente importa: o cuidado com os pacientes.

Ao eliminar ineficiências e alocar recursos de forma inteligente, as equipes médicas podem dedicar mais tempo e atenção às necessidades individuais de cada paciente, promovendo uma experiência de atendimento mais personalizada e impactante. Isso não apenas aprimora os resultados médicos, mas também fortalece a confiança entre pacientes e profissionais de saúde, contribuindo para um sistema de saúde mais resiliente e centrado nas pessoas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Seguro de vida em grupo tem conquistado espaço nos pacotes de benefícios empresariais

Seguro de vida em grupo tem conquistado espaço nos pacotes de benefícios empresariais

Seguro garante cobertura de até R$ 20 mil para verbas rescisórias

Next
Sabemi investe na destinação correta de resíduos
Eliana Schwingel Diederichsen, diretora executiva de Planejamento Estratégico e Compliance da Sabemi / Foto: Divulgação

Sabemi investe na destinação correta de resíduos

Parceria com a Arco já evitou que mais de 23 toneladas de resíduos fossem

You May Also Like