Gastos extras costumam aumentar com a proximidade das festas de fim de ano; Wise destaca estratégias para economizar recursos na reta final de 2023
A pouco mais de um mês para o Natal e Ano-novo, já é tempo de se planejar com gastos extras relativos a essa época do ano. Presentes, compras para casa, envio de dinheiro para família e amigos, viagens: são várias as situações que o fim do ano inclui e que aumentam os gastos.
Com o pagamento do 13º salário, a expectativa é que as compras aconteçam em maior escala, mas não é o momento de perder a mão. Pensando nisso, Helene Romanzini, gerente de Marketing de Produto da Wise, lista dicas para quem pretende economizar recursos neste fim de ano:
- Prepare um orçamento: ao listar todas as despesas de dezembro e fazer um orçamento adequado, evita-se um choque desagradável nas contas de janeiro, que pode fazer com que o ano novo comece de forma indesejada.
- Separe seu dinheiro: após definir seu orçamento, crie contas separadas para cada necessidade a fim de evitar que você fique tentado a gastar dinheiro que já tem destino. Na conta da Wise, por exemplo, a função Reservas armazena quantias separadamente do saldo principal, evitando que as economias sejam gastar acidentalmente com o cartão.
- Compras em sites estrangeiros: se você está em busca de presentes, não tenha medo de comprar em varejistas estrangeiros, onde as taxas de câmbio podem ser favoráveis em relação ao real. Lembre-se apenas de usar um cartão multimoedas e pagar na moeda local, em vez de usar um cartão de crédito, para evitar pagar 0s 5.38% de IOF.
- Comece a economizar agora: guardando uma quantia semanalmente, você terá economias extras no Natal – o que significa evitar grandes custos na hora das contas.
Dinheiro de Natal: o mês de dezembro costuma contar com um aumento no volume de remessas, à medida que as pessoas enviam dinheiro para parentes que moram no exterior. Se for o seu caso, procure usar uma plataforma de transferência especializada, o que garantirá taxas menores, segurança, mais rapidez e transparência no processo. Com a Wise, por exemplo, o cliente sabe antes de fazer o envio quanto custará a transferência e quanto o destinatário receberá.