Diferença entre RH e DP: você sabe qual é?

Todos sabemos que as empresas são divididas em setores. Isso acontece pra que haja clareza nos objetivos e responsabilidades de cada parte e também como elas se relacionam entre si. Porém, nem sempre essas responsabilidades são fáceis de entender por quem está de fora, como acontece na diferença entre RH e DP.

Talvez pelo fato de o nome dos dois setores apontar pra mesma coisa – pessoas – fica um pouco difícil de entender o que cada um faz e se eles são a mesma coisa. Uma dica: não são. Mas quais são as diferenças entre eles? é isso que vamos ver!

Os assuntos do artigo de hoje:

O que é RH?

O setor de recursos humanos nem sempre foi bem visto dentro das empresas. Na verdade, algumas pessoas associavam o RH com duas coisas só: contratação e demissão.

Hoje a história é outra. Como gostamos de falar por aqui, o RH é o coração da empresa. Na verdade, o RH hoje é sinônimo de gestão estratégica de pessoas, o que é uma visão muito mais ampla do que tínhamos antes.

Mesmo com os avanços de técnicas e tecnologias, a parte humana das empresas continua precisando ser valorizada e trabalhada. Muitas tendências modernas de RH têm como objetivo sair do operacional e ir além, levando os colaboradores à alta performance e desenvolvendo a empresa como um todo.

Entre as principais funções do setor de RH estão:

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é uma tarefa mais estratégica do que pode parecer. Pensando que o que uma empresa tem de maior valor são seus colaboradores, é preciso garantir que eles sejam os melhores.

Nem sempre estamos falando do currículo mais extenso, contratar o melhor candidato tem a ver com muito mais do que isso. O profissional de RH precisa garantir que o candidato contratado cumpra alguns requisitos, como:

  • Habilidades técnicas;
  • habilidades comportamentais;
  • alinhamento com os valores da empresa;
  • cumprimento dos requisitos da vaga;
  • e muito mais.

Além disso, o profissional de RH conduz todo o processo, desde a divulgação da vaga, testes, entrevistas e a decisão final junto com o responsável pelo setor requisitante.

Algumas empresas tem optado por terceirizar esse serviço para uma empresa especializada em recrutamento. Você pode saber mais sobre isso aqui.

Se você quiser saber mais sobre recrutamento e seleção, preparamos um guia completo onde explicamos tudinho sobre essa função tão importante do RH.

Gestão estratégica de pessoas

A gestão estratégica de pessoas é um nome elaborado para uma das funções primordiais do RH.

O setor de recursos humanos é responsável por trabalhar com os colaboradores para alcançar os objetivos da empresa, promovendo desenvolvimento, inovação, crescimento e bem-estar dos profissionais, criando times de alta performance.

Treinamentos e desenvolvimento profissional

Se uma empresa precisa dos melhores profissionais, quer dizer que eles precisam ser trabalhados e desenvolvidos. Cabe ao RH criar e promover um plano de carreira sólido para aqueles que se mostram capazes e dispostos a aprender.

O RH também gera oportunidades de desenvolvimento teórico e prático através de treinamentos e novas oportunidades de atuação dentro da empresa. Um colaborador que é desafiado e capacitado tem motivação para crescer e se desenvolver, e é isso que o RH deseja!

Implantação e manutenção da cultura e do clima organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, práticas e ideais de uma empresa. É a sua essência: suas prioridades, sua visão de negócios e como a empresa conduz sua operação.

Fizemos um estudo de caso bem completo sobre a cultura organizacional da Magazine Luiza cheio de lições práticas pra você e pra sua empresa. Pra acessar é só clicar aqui.

O clima organizacional é a percepção que o colaborador tem do ambiente de trabalho, como ele se relaciona com seus colegas e com a empresa.

É papel do RH cuidar desses dois pontos, tanto o clima quanto a cultura organizacional, que têm relação direta no desenvolvimento do profissional e da empresa.

Ações para retenção de talentos

A retenção de talentos é um grande desafio para qualquer empresa. Como fazer com que os bons profissionais não queiram ir embora?

O papel do RH é criar estratégias para manter o colaborador engajado, feliz, bem remunerado e com uma visão de desenvolvimento, para que ele possa crescer e continuar na empresa.

Comunicação com os colaboradores

No geral, o RH trabalha para que a experiência do colaborador seja a melhor possível, e isso passa pela comunicação. O setor de recursos humanos precisa abrir portas de diálogo, como feedback, canais de comunicação e até de denúncia anônima.

O que é DP?

Bom, falamos bastante sobre os recursos humanos, mas para entender a diferença entre RH e DP, precisamos também saber o que o departamento pessoal faz, certo?

O DP também é um setor responsável pela gestão de pessoas, assim como o RH. A diferença entre os dois é que o departamento pessoal cuida da parte mais burocrática ou administrativa da gestão de pessoas, enquanto o RH foca na parte mais estratégica.

O termo “burocrático” não está relacionado a algo negativo nesse caso, mas quer dizer que o DP é responsável pelos procedimentos e pela parte organizacional da gestão, como a folha de pagamento, questoes legais, jurídicas, éticas e normativas.

Um setor não é melhor que o outro. O departamento pessoal é essencial para o funcionamento de qualquer empresa. Uma estratégia sem execução ou uma execução sem estratégia não é ideal.

Algumas das principais funções do DP:

Admissão

Após o processo de recrutamento e seleção, o novo colaborador precisa passar por uma série de trâmites legais para regularizar sua situação. O departamento pessoal cuida de toda a documentação, exames adicionais, etc.

Folha de pagamento

Imagina se ninguém cuidasse dos pagamentos! O DP é o time que precisa gerenciar todas as folhas de pagamento, calcular as horas extra, adicionais e fazer os pagamentos e a gestão de todos os processos e documentos.

Controle de horas trabalhadas, férias e licenças

A jornada de trabalho é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e se for descumprida pode gerar problemas para o colaborador e para a empresa. O departamento pessoal precisa fazer o controle das horas de trabalho, períodos de férias e licenças que precisam ser respeitadas.

Como falamos, são pontos de muita importância, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Gestão de benefícios

O departamento de pessoal também cuida dos benefícios dos colaboradores. Desde a escolha até o pagamento e a administração de todos os benefícios oferecidos pela empresa.

Desligamento da empresa

Talvez não seja a parte mais agradável de ser um profissional de DP, mas um dos itens da rotina do departamento é cuidar de todo o processo de desligamento, principalmente dos assuntos jurídicos como documentação, exames e pagamentos de direitos.

Não há dúvida que essas funções são importantíssimas para o funcionamento da empresa. Sem uma boa organização e gestão administrativa não há como se manter funcionando.

Diferença entre RH e DP na prática

Como falamos no começo do artigo, a divisão de setores é importante para separar funções e para uma melhor organização, mas na verdade todos os departamentos precisam trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da empresa, e com esses dois não é diferente.

Apesar de o RH e o departamento pessoal trabalharem em atividades diferentes, eles se complementam. A diferença entre RH e DP é somente na forma de agir, mas os dois lidam com os mesmos assuntos. Um precisa do outro, e, dependendo do tamanho da empresa, eles podem ficar até sob a responsabilidade do mesmo grupo de pessoas.

A importância dos dois setores para as empresas

A gestão de pessoas não pode ser negligenciada, seja na estratégia ou na administração “burocrática”. Além dos riscos legais que podem ocorrer caso não haja uma boa gestão de pessoal, existem também os riscos de desempenho e, é claro, financeiros.

Tanto o RH quanto o departamento pessoal trabalham com o objetivo de levar toda a empresa onde ela precisa, e podem ser considerados dois lados da mesma moeda.

Apesar da diferença entre RH e DP, toda empresa que quer alcançar resultados precisa cuidar dos seus colaboradores através das tarefas que os dois setores desempenham. Aqui na Megaluzz nós entendemos que é a junção das pessoas e dos processos que geram resultados, e levamos isso muito a sério. Se você quer saber mais sobre gestão de pessoas, acesse nosso blog!

Via: MegaLuzz Negócios

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Como entrevistar um candidato para contratar certo [+7 perguntas]

Como entrevistar um candidato para contratar certo [+7 perguntas]

Tem dificuldade na hora de entrevistar?

Next
Como contratar um gerente de vendas que traz resultados?

Como contratar um gerente de vendas que traz resultados?

Ter uma equipe de vendas engajada e que traz bons resultados é o sonho de

You May Also Like