A Dimensa, referência em soluções tecnológicas para o mercado financeiro, reforça seu posicionamento no setor de seguros com a recente aquisição da Agger, empresa reconhecida por sua forte atuação junto a corretores de médio e pequeno porte, especialmente no produto de Multicálculo. A movimentação integra a estratégia de crescimento inorgânico da companhia, que já havia dado um importante passo com a compra da Quiver em 2024.
Em entrevista ao Universo do Seguro, Fernando Rodrigues, Diretor da Unidade de Negócios de Seguros da Dimensa, explicou o propósito desta nova aquisição: “Desde a criação da Unidade de Seguros dentro da Dimensa, a estratégia do crescimento inorgânico sempre fez parte do nosso dia a dia. A aquisição da Agger vem complementar o universo de clientes da unidade, haja vista que, até então, trabalhávamos com clientes de médio e grande porte e agora complementamos com clientes de médio e pequeno porte”.
Com a Agger integrando a vertical de seguros ao lado da Quiver, Rodrigues destaca que o impacto será direto no ecossistema de soluções B2B da Dimensa, tornando o portfólio ainda mais abrangente. “As operações são complementares. Tanto do ponto de vista de tamanho de clientes, quanto do ponto de vista de produtos e serviços ofertados, teremos um portfólio para ajudar o corretor a se desenvolver tecnologicamente, com total segurança, melhorando a performance dos seus negócios. Isso fortalece ainda mais nossa liderança, com mais de 20 mil corretoras e mais de 120 mil usuários”, ressalta.
Questionado sobre futuras aquisições, o executivo reforça que o crescimento sustentável segue como norte: “Estamos sempre atentos a oportunidades que possam acelerar nosso crescimento e fortalecer nosso posicionamento. Qualquer movimentação será analisada com base em critérios técnicos, alinhamento estratégico e governança com o nosso Conselho”.
Inovação e digitalização
Na prática, o avanço tecnológico tem sido uma das principais bandeiras da Dimensa para alavancar o mercado segurador. Segundo Rodrigues, um dos maiores desafios do segmento é eliminar a necessidade de digitação repetida de dados ao longo da jornada entre cliente final e seguradora. “Sempre buscamos o norte da digitação zero através de nossas soluções. Precisamos cada vez mais facilitar esse input de dados, deixando tempo para que as corretoras foquem mais em vender do que cuidar das informações corretamente”, explica.
O executivo reforça que, apesar das transformações, a essência do negócio continua sendo potencializar vendas: “Vendas sempre foi e sempre será o foco das empresas. Precisamos construir jornadas em inúmeros produtos, não só no automóvel, para que o corretor venda cada dia mais e com mais facilidade. Entendemos que somente a tecnologia conseguirá criar essa jornada mais fluida e nossos produtos são um canal para isso”.
Inteligência artificial e tendências
Presente no Febraban Tech 2025, um dos maiores eventos de tecnologia para o mercado financeiro, a Dimensa mostrou como tem incorporado inteligência artificial para revolucionar processos. “Apresentamos aplicações inovadoras de IA em nossas soluções digitais, buscando tornar as operações financeiras mais digitais, escaláveis e eficientes, e 100% adequadas às exigências regulatórias do mercado”, destaca Rodrigues.
Além do estande, a Dimensa foi anfitriã do painel “Cenário macroeconômico mundial e as perspectivas da IA para o mercado financeiro”, reunindo grandes nomes do setor, como Rodrigo Nardoni (VP de Tecnologia e Dados da B3) e Christopher Garman (Eurasia Group), com moderação de Antonio Nascimento, CEO interino e diretor de investimentos da Dimensa.
Expectativas para o futuro
Olhando para os próximos anos, a companhia sinaliza que o setor de seguros seguirá como prioridade. “Apostamos muito no mercado segurador e vemos grandes possibilidades de apoiar o setor no incremento de prêmios. O crescimento orgânico e inorgânico faz parte do nosso compromisso. Crescer está em um dos nossos pilares de cultura, e crescer sempre junto com o cliente”, pontua Rodrigues.
Por fim, o diretor deixa um recado direto para corretores, seguradoras e parceiros: “Podem contar com a Dimensa, como sempre contaram com as empresas adquiridas, e agora com mais força e sinergia. Queremos apoiar todos os agentes deste mercado no crescimento do volume de prêmios vendidos aos clientes, iremos apoiá-los nas vendas e na gestão das informações de todos os ramos de seguro”.