Insurtech mira crescimento na América Latina, com foco em fintechs e soluções sustentáveis; previsão é atingir R$ 10 milhões em receita no Brasil até 2026
A discovermarket, insurtech global baseada na Suíça, anuncia a priorização de sua atuação no Brasil como parte do plano de expansão internacional. A empresa aposta no país como plataforma de crescimento para o mercado latino-americano de embedded insurance, segmento que, segundo estudo da companhia com base em dados da Global Federation of Insurance Association, deve movimentar US$ 2 trilhões nos próximos 10 anos.
A discovermarket chegou ao Brasil no final de 2024, firmou uma parceria com a Sympla logo após sua entrada no país e já opera sua solução localmente. Com base nesse avanço, a empresa estabeleceu como meta atingir R$ 10 milhões em receita anual no Brasil até o fim de 2026 e, a partir disso, iniciar operações no México e na Colômbia. O levantamento também aponta que o mercado de atuação das insurtechs terá um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 30% entre 2021 e 2034, o que evidencia a velocidade de expansão do setor.
Hoje, a insurtech já atua com clientes dos setores de telecomunicações, eventos e mercado imobiliário digital. A estratégia atual mira ticketeiras, fintechs e empresas com foco em sustentabilidade, especialmente no setor de alimentos, em que há demanda por soluções de seguro acessíveis e digitais.
“Queremos ser referência no mercado brasileiro como facilitadores entre seguradoras e canais de distribuição. Apesar de também atuarmos como corretora, nosso modelo tem viés tecnológico e está centrado na integração transparente dos seguros ao ecossistema digital dos nossos parceiros. Estamos reforçando a equipe de novos negócios para ampliar nossa atuação no país”, afirma Rafael Gomes, diretor executivo no Brasil e Chief Proposition & Strategy Officer (CPSO) da discovermarket.
Recém-promovido ao comando da operação brasileira, Gomes acumula as funções globais a partir da sede da empresa, na Suíça, com atuação próxima ao time local. Possui mais de 15 anos de experiência em seguros, com passagens por multinacionais e liderança de lançamento de produtos no segmento.
“Reconhecemos que o acesso a seguros no Brasil ainda é reduzido por conta de entraves relacionados a custo, formato e canal. Por isso, nosso foco está em democratizar o seguro por meio de plataformas tecnológicas, com produtos simples, flexíveis e personalizáveis, conectando produtos relevantes com o dia a dia dos usuários”, conclui Gomes.