DoubleVerify descobre novo esquema de fraude publicitária de áudio que falsificou mais de 500 mil dispositivos

Foto: Agence Olloweb / Unsplash
Foto: Agence Olloweb / Unsplash

A empresa descobriu que, pela primeira vez, alto-falantes inteligentes foram falsificados; esquema impactou gastos de anunciantes desprotegidos

A DoubleVerify (DV), plataforma de software líder para medição e análises de mídia digital, anunciou a descoberta do “FM Scam”, o mais recente esquema de fraude de áudio que foi identificado e mitigado pelo DV Fraud Lab, usando um método proprietário que combina tecnologia alimentada por IA e revisão humana.

O FM Scam representa o segundo esquema global significativo direcionado a gastos com áudio, surgindo logo depois que o DV Fraud Lab protegeu os anunciantes do BeatSting, o primeiro grande esquema de tráfego inválido (IVT) voltado ao tráfego de áudio. Durante o pico de ambos os esquemas, o impacto financeiro combinado sobre os anunciantes desprotegidos ultrapassou US$ 1 milhão em gastos mensais.

Os envolvidos no FM Scam falsificam o tráfego de áudio usando servidores específicos. Eles também falsificam uma ampla variedade de dispositivos normalmente usados ​​para reproduzir conteúdo de áudio. Essa tática permite que os fraudadores misturem seu tráfego inválido com o tráfego legítimo na tentativa de não serem detectados. A DV estima que os fraudadores por trás do esquema falsificaram mais de 500 mil dispositivos, incluindo telefones celulares, tablets, dispositivos de TV conectada (CTV), reprodutores de áudio, smartwatches e, pela primeira vez, até alto-falantes inteligentes.

Os fraudadores leiloam seu tráfego inválido por meio de plataformas de fornecimento (SSPs), bolsas e redes de anúncios. A análise de impacto da DV indica que o FM Scam gera até 100 milhões de solicitações de anúncios mensalmente. Além de fraudar os anunciantes, os fraudadores também estão impactando o rendimento dos vendedores de áudio de qualidade, desviando dinheiro de canais de áudio legítimos.

“O áudio está rapidamente se tornando um alvo lucrativo para os fraudadores. A variedade de players e dispositivos usados ​​para transmitir conteúdo de áudio diferencia esse ambiente de outros tipos de mídia. Os fraudadores tendem a se concentrar em mídias emergentes, como o áudio, que atraem investimentos publicitários, mas carecem de padrões de medição abrangentes”, conta Jack Smith, diretor de inovação da DoubleVerify.

O FM Scam se mistura ainda mais com o tráfego legítimo, imitando o comportamento de uma típica sessão de anúncio contínua. Ao contrário do BeatSting, que alterna entre dispositivos após gerar um determinado número de impressões, o FM Scam cria sessões mais longas e ininterruptas. Isso randomiza o padrão de tráfego para parecer mais humano, em vez de fornecer uma quantidade fixa e consistente de impressões em todos os dispositivos.

Padrões de tráfego em BeatSting vs. FM Scam / Divulgação
Padrões de tráfego em BeatSting vs. FM Scam / Divulgação

Quando o FM Scam surgiu, o Fraud Lab rapidamente vinculou os endereços IP usados ​​pelo ataque a um esquema CTV detectado pela primeira vez em 2019. Alguns IPs também foram associados a várias atividades maliciosas, incluindo a propagação de malware. O DV Fraud Lab mitigou imediatamente os ataques do FM Scam e tem fechado continuamente novas variantes deste esquema através da combinação de tecnologia alimentada por IA e revisão humana.

O DV Fraud Lab – que conta com uma equipe dedicada de cientistas de dados, matemáticos e analistas – realiza detecção e análise contínuas de novos tipos de fraude publicitária digital para descobrir os esquemas mais recentes à medida que ocorrem. Por meio de análise contínua, gerenciamento de cenários e pesquisa, o Fraud Lab identifica os sites, aplicativos e dispositivos responsáveis ​​por atividades fraudulentas e atualiza a proteção para clientes DV em tempo real.

O relatório completo está disponível para download aqui.

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