CEO da TEx Tecnologia, Emir Zanatto concedeu entrevista exclusiva ao Universo do Seguro
Em uma entrevista exclusiva concedida ao Universo do Seguro, o CEO da TEx Tecnologia, Emir Zanatto, compartilhou suas perspectivas sobre o futuro do mercado de seguros e destacou as ferramentas e funcionalidades revolucionárias oferecidas pela empresa para impulsionar o setor. Zanatto ressaltou a importância da tecnologia e da análise de dados para criar produtos de seguros personalizados e melhorar a velocidade e eficiência dos processos.
“Nos últimos anos, catalisado pela própria pandemia, as seguradoras começaram a criar múltiplas ofertas do produto de seguros, principalmente seguro de automóvel. Então, hoje temos 18 ou 19 seguradoras dentro do Teleport, o que significa que antes da pandemia tínhamos 18 a 19 produtos de automóvel, mas agora temos 50 produtos. Cada uma das companhias tem uma série de produtos para tentar encontrar qual é o formato ideal para cada segurado. Isso tem tudo a ver com tecnologia, com geração e análise massiva de dados”, explicou Zanatto.
De acordo com o CEO da TEx Tecnologia, a empresa desenvolveu o Teleport, um comparador de cotações de seguros que permite acessar rapidamente os produtos das seguradoras. Essa ferramenta permite que os corretores, que são os responsáveis por colocar o produto no mercado, possam oferecer opções aos segurados de maneira ágil e eficiente.
“O que eu tenho visto é todo mundo nessa cadeia trabalhando cada vez mais rápido e em sincronia para que os produtos sejam disponibilizados rapidamente para os segurados e corretores”, destacou Zanatto.
Além disso, dentro do Teleport, os corretores têm acesso a um volume significativo de informações, relatórios e dashboards que os auxiliam na interpretação dos dados e na comunicação contínua com seus segurados. A TEx Tecnologia também desenvolveu o TEx Analytics, uma ferramenta que oferece aos corretores uma análise estratégica mais profunda, permitindo que eles compreendam como a carteira de outros corretores está sendo posicionada e identifiquem os produtos com maior aderência em determinadas regiões.
“Essa ferramenta traz para o corretor uma análise estratégica, um poder de decisão muito maior do que tínhamos no mercado até aqui. Acreditamos profundamente que essa nova etapa, assim como as seguradoras, os corretores também utilizem e tenham acesso efetivamente aos dados de forma consistente diariamente”, afirmou Zanatto.
Em relação à variedade de produtos oferecidos pela TEx Tecnologia, Zanatto mencionou que o Teleport já contempla cálculos e transmissões de seguros de automóvel, moto, caminhão, residencial, prestamista, equipamento agrícola e, recentemente, seguro de bicicleta. A empresa busca trazer um grande volume de produtos novos, trabalhando em parceria com seguradoras que já possuam produtos integrados ao Teleport, a fim de criar jornadas de venda eficientes.
“Antes, tínhamos várias seguradoras pendentes até que colocássemos o produto no Teleport. Agora, tomamos a decisão de fazer um movimento um pouco diferente, trazendo um volume muito grande de produtos novos. Temos interesse nas seguradoras que já possuam produtos com APIs integráveis ao Teleport. Queremos criar jornadas que efetivamente tragam vendas”, explicou Zanatto.
Quando questionado sobre o futuro do mercado de seguros e o papel da tecnologia, Zanatto enfatizou que a TEx Tecnologia está constantemente explorando novas possibilidades e desenvolvendo iniciativas relacionadas à inteligência artificial (IA).
“Ainda estamos na fase exploratória. Acredito que as coisas ainda estão se desdobrando e mudando rapidamente. Nos próximos anos, especialmente nesta década, a década de 20, veremos as maiores mudanças em como as coisas funcionam. O mercado de seguros, especialmente o de automóveis, não será diferente”, afirmou Zanatto.
Zanatto revelou que a TEx Tecnologia já possui uma equipe dedicada à Inteligência Artificial e está utilizando técnicas de machine learning em alguns produtos, como o “TEx Predict”, que contribui significativamente para a precificação das renovações de seguros. A empresa planeja expandir o uso de IA para auxiliar os corretores na tomada de decisão e em diversas áreas, desde atendimento até suporte na venda de seguros.
“Ainda não está exposto, mas já estamos trabalhando em modelos de inteligência artificial e em breve esperamos disponibilizá-los para os corretores. Temos várias iniciativas em andamento e esperamos que possam estar disponíveis até o próximo ano”, concluiu Zanatto.