Startup ‘Sua Maquininha’, que oferece análise detalhada das opções de mercado aos empreendedores, quer dobrar o número de clientes até considerando taxas, termos e avaliações de outros usuários
Navegar pelo mercado saturado de máquinas de cartão é um desafio comum entre empreendedores. A complexidade das escolhas, as várias taxas de juro e as dificuldades de gestão financeira são alguns dos elementos que tornam a decisão árdua. Visando descomplicar este cenário, a startup Sua Maquininha chega para ajudar microempreendedores individuais (MEI) e outros pequenos empresários nesse processo.
Com a missão de simplificar informações e capacitar os clientes com ferramentas necessárias para a decisão ideal, a plataforma da Sua Maquininha oferece uma análise detalhada das opções de mercado, considerando taxas, termos e avaliações de outros usuários. A startup faz uma avaliação completa do negócio para definir qual maquininha mais se adequa à realidade do empreendedor, além de fazer o comparativo com a atual operadora do cliente.
Até o momento, a Sua Maquininha já atendeu mais de 100 clientes clientes e planeja multiplicar esse número por 10 até o final do ano. De acordo com Vivan, após os serviços de análise e consultoria, os MEIs economizaram em média 20% com suas maquininhas de cartões.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 13,2 milhões de brasileiros eram microempreendedores individuais em 2021, com os setores de beleza, vestuário e alimentação liderando em quantidade de MEIs registrados. De acordo com o Banco Central, somente em 2022, foram distribuídas mais de 20 milhões novas maquininhas de cartão, boa parte para MEIs.
Vivian Sant’Anna, fundadora e CEO da Sua Maquininha, tem experiência pessoal com os desafios que os empreendedores enfrentam. Filha de uma família de empreendedores, com uma trajetória em instituições financeiras e oito anos como consultora de pequenas e médias empresas, Vivian frequentemente era consultada por amigos e familiares sobre qual máquina de cartão era a melhor escolha.
A ideia da Sua Maquininha surgiu em 2022 enquanto cursava seu MBA. A visão era clara e o plano de negócios sólido. Quando apresentado ao colega de curso, Danilo Gonzaga, ele não só validou a proposta como decidiu embarcar na jornada, tornando-se um investidor-anjo e peça-chave para o desenvolvimento da empresa.
“Os MEIs sentem no bolso todos os meses as taxas e condições das operadoras. Algumas delas não são transparentes a respeito do contrato e fazem alterações de forma repentina, prejudicando o planejamento financeiro dos empreendedores. A Sua Maquininha busca ajudar a solucionar estes problemas que podem levar até ao fechamento do negócio”, comenta a CEO.