Encontro global de mulheres empreendedoras discute presença feminina na Indústria, na Economia e na Tecnologia

Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC / Foto: Divulgação
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC / Foto: Divulgação

Segunda edição de um WeForum reúne mulheres empreendedoras e CEOs no Rio de Janeiro, entre os 20 e 21 de março no Museu do Amanhã e no CCBB

Com o objetivo de impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres, o CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e a WICCI (Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry), oferecem a oportunidades para que elas façam negócios internacionais durante o 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs.

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de março, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de empresárias e lideranças de diversos países que participarão no formato presencial e on-line.

“A união do CMEC com o WeForum tem como missão promover a interação, a conexão e a colaboração entre as mulheres de todo o mundo, para fortalecer a mentalidade empreendedora da mulher e possibilitar novas oportunidades de negócios”, afirmou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

“O fórum internacional também será uma grande oportunidade de geração e ampliação de negócios e investimentos. Vamos ter a chance de ouvir e debater, com as grandes líderes de mercado, temas como inovação e tecnologia, indústria, entre outros”, disse a diretora executiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e coordenadora do CMEC, Mônica Monteiro, que é idealizadora do Fórum e será uma das palestrantes do encontro.

Os temas que serão abordados nos painéis temáticos são: Inovação e Tecnologia, Indústria, Finanças, Comunicação e Imagem, Energia e Consumo.

Além da presidente do CMEC, o WeForum contará com nomes como Marcia Marçal dos Santos, sócia-fundadora da Marfrig; Roseane Santos, conselheira de Administração da Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE); Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional; Marta Diez, presidente da Pfizer no Brasil, entre outras lideranças.

O evento tem o patrocínio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Brazilcham Sweden, CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Compactor, FecomércioRJ, Firjan – SESI, Granado, Hera, IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Lady Diamond, Money Report, Mulheres de Negócios.PT, Mulheres Positivas, Museu do Amanhã, Netherlands, OBME, Schneider Electric, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesc e W-CFO Brazil.

Confira a programação completa:

Dia 20 de março (Museu do Amanhã)

17h Credenciamento

17h30 Abertura e boas vindas com Mônica Monteiro e Ana Claudia

18h – Apresentação de:

Vitoria Diogo – Deputada da Assembleia da República, Parlamento Moçambicano
Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro
Bahia Tahzib-Lie – Embaixadora dos Direitos Humanos dos Países Baixos
Alireza Akhondi – Membro do Parlamento Sueco

19h30 – Coquetel

21h – Encerramento

Dia 21 de março (CCBB)

09h – Abertura e Boas-vindas com Debora Aguilar, fundadora da Lady Diamond

9h15 – Carla Pinheiro – Presidente do conselho de mulheres da Firjan SESI

9h30 – Painel 1 Inovação e Tecnologia

Moderadora: Elisa Sohlman – CEO da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira e vice-presidente da Wicci Brazil
Fabiano Funari – Country head Brazil na HCL Technologies
Flávia Freitas – Corporate Social Responsability na IBM Latin America
Lindalia Junqueira – Embaixadora Women in Tech no Brasil
Mia Stark – CEO da Grazit Brasil
Mobilizadora: Joyce Trindade – Secretária de políticas da promoção da mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro

10h50 – Painel 2 Indústria

Moderadora: Janete Vaz – Presidente do conselho do Grupo Sabin
Cristhine Samorini – Presidente da Findes
Eliane Damasceno – Coordenadora da Divisão de Projetos do Firjan-SESI
Marta Diez – Presidente da Pfizer no Brasil
Patricia Frossard – Country manager da Philips no Brasil
Mobilizadora: Sara Velloso – Diretora financeiro do Grupo Bandeirantes

12h – Painel 3 Finanças

Moderadora: Andressa Guaraná – Diretora de Redação do Grupo Bandeirantes
Daniel Darahem – CEO do JPMorgan Brazil
Margarete Coelho – Diretora de Administração e Finanças do Sebrae
Natália Dias – Diretora de Mercado de Capitais do BNDES
Mobilizadora: Rijarda Aristóteles – Presidente do Clube Mulheres de Negócios

13h – Almoço

14h15 – Painel 4 Comunicação e Imagem

Moderadora: Daniela Mignani – Mentora Top2You e ex-diretora-geral de canais pagos da Globo
Angel Izurieta – Country manager no Google Cloud Chile
Roberta Salvador – Diretora jurídica na L’Oréal
Mônica Albuquerque – Head of Talent Management & Teleseries Development na Warner Bros. Discovery
Mobilizadora: Sara Cohen – Diplomata no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino do Países Baixos

15h30 – Painel 5 Energia

Moderadora: Marianne Feldmann – Vice-presidente da Wicci
Nalu Feracioli – CEO Latam de Transmission Services na Siemens Energy
Paula Altavilla – CEO da Schneider Electric para Argentina, Paraguai e Uruguai
Roseane Santos – Conselheira de administração na CCEE
Wilson Ferreira Jr – Presidente Eletrobras
Mobilizadora: Daniella Abreu – Fundadora da Sustainpolis

16h45 – Painel 6 Consumo

Moderadora: Cristiane Amaral – Líder do setor de Consumo & Retail da EY para América do Sul
Dan Cockerell – Palestrante, autor, ex-executivo da Disney e ex-vice-presidente do Magic Kingdom
Liel Miranda – Presidente da Mondelez Brasil
MárcIa Marçal – Sócia-fundadora da Marfrig
Flavia Maria Bittencourt – Managing director Latin America e Board Member da Adidas

18h – Encerramento

Serviço

  • 2º WeForum – Women Entrepreneur Forum
  • Dia 20 de março de 2023, das 18 às 22h
  • Museu do Amanhã (Praça Mauá, 01 – Centro, Rio de Janeiro)
  • Dia 21 de março de 2023, das 9h às 18h.
  • CCBB – Centro Cultural Bando do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro)

Saiba mais sobre os painéis temáticos

Inovação e Tecnologia: Há mercado e espaço para crescimento. De acordo com o Índice Global de Inovação, o Brasil está em segundo lugar na América Latina, podendo atingir a liderança com algum esforço e organização – ainda que estejamos em 54o no ranking mundial, um avanço de três posições em relação a 2021. Neste cenário, a presença feminina se faz fundamental. Dados do Ministério do Trabalho apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu cerca de 80% nos últimos sete anos, passando de 27,9 mil mulheres para mais de 50 mil em 2022. Dá para melhorar mais ainda, pois apenas 5% das startups brasileiras são fundadas com a participação de mulheres.

Indústria: Um dos males a ser combatido é a inexorável desindustrialização, que afeta a competitividade brasileira e barra a presença feminina. Neste cenário desigual, há gargalos concentradores. Se de um lado o agronegócio (no Centro-Oeste e Norte) e o segmento de óleo e gás (litoral Sudeste) se desenvolvem sem parar, há dificuldades infraestruturais em setores como o petroquímico e automotivo (Sul, Sudeste e Nordeste), com fechamento de unidades e falta de investimentos. No agro, a presença feminina em toda a cadeia é de 13%, na área química 14%, em petróleo 15%. E diante da falta de políticas industriais consistentes, esses desequilíbrios tendem a aumentar.

Finanças: O mercado financeiro, disruptividade, posição feminina no setor e a autonomia das mulheres na decisão de seus investimentos. O debate sobre como aumentar o número de mulheres investidoras ganha força. Felizmente, apesar de ainda ser a minoria, a quantidade de investidoras aumentou no Brasil. A presença de mulheres que afirmam ter alguma aplicação financeira avançou de 28% em 2021 para 33% em 2022, enquanto o de homens cresceu de 34% para 40% nesse intervalo. Ao todo, o número de investidores subiu de 31% para 36% no mesmo período.

Comunicação e Imagem: Tratará da importância das companhias nas suas comunicações e na construção e manutenção da própria imagem, considerando a velocidade e o alcance pelos meios digitais e a forte presença feminina em cargos de Relações Públicas. Em uma pesquisa da Associação de Diretores de Comunicação do Panamá (Dircom Panamá), 83% dos entrevistados disseram entender que as empresas são uma plataforma poderosa para falar sobre importantes desafios sociais e contribuir para sua solução. O consumidor, entretanto, não quer mais apenas o produto ou serviços, pois também almeja o alinhamento das empresas com compromissos sociais, ambientais e políticos com os quais se identifica.

Energia: Aborda o panorama do setor energético brasileiro e mundial, a ascensão das fontes renováveis, a crise de demanda e os desafios e perspectivas para o gênero feminino na energia. Encontro é a chance de amplificar a voz feminina no setor, expondo conhecimentos e criando um local de fala para acolher as trabalhadoras da área. Embora as mulheres representem quase metade da população mundial, a igualdade de gênero é um desafio. No setor de energia, as mulheres estão significativamente sub-representadas, formando apenas 32% da força de trabalho no segmento de energia renovável, e somente 21% da força de trabalho eólica, segundo pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

Consumo: Aborda pontos importantes na área, como as perspectivas do retails, o cenário do e-commerce e as perspectivas gerais do setor. Sendo o destaque da atualidade, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Segundo levantamento da NielsenIQEbit, houve elevação de 24% na quantidade de consumidores no e-commerce brasileiro, na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento bem abaixo da inflação, após anos de altas de duplo dígito na pandemia, o valor representa um recorde para o setor que foi engrandecido pela presença feminina. Entre as empreendedoras de todos os tamanhos e faturamentos, 72% das mulheres atuam no on-line, contra 64% dos homens.

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