Evento do CVG-SP reuniu painelistas renomados e operadores do mercado paulistano de seguros na sede da Swiss Re, em São Paulo
Em um evento realizado pelo Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP), especialistas do segmento de seguros debateram o papel e a importância do resseguro para o mercado de vida. O evento, intitulado “Entendendo o Papel do Resseguro para o Mercado de Vida”, ocorreu na sede da Swiss Re, na Faria Lima, com a presença de painelistas renomados e operadores do mercado paulistano de seguros.
Renato Barbosa, diretor de Relações com Mercado do CVG-SP, abriu o evento ressaltando a relevância dos especialistas presentes, afirmando que “Nós temos aqui um grupo de especialistas, de feras, de pessoas extremamente capacitadas e que conhecem esse mercado a fundo”.
Mediador do evento e Life & Health Client Manager e Market Underwriter para a região do Cone Sul da Swiss Re, Marcos Salum destacou a importância de entender o papel do reseguro no mercado de vida, ao mencionar que “trazemos três grandes nomes aqui no mercado, três especialistas que com certeza vão enriquecer o nosso debate”.
Resseguro auxilia no desenvolvimento de produtos
Gustavo Silvestre, Senior Pricing Actuary para a região do Cone Sul da América Latina da Swiss Re, apontou a interação pouco comum entre seguro e seguro de vida, pontuando que o resseguro é percebido como diversificação e, para resseguradores, é uma forma de participar em diversas pontas do negócio, desde o desenvolvimento de produtos até a prestação de serviços especializados.
Ronald Poon-Affat, Head Life & Health do IRB(Re), apresentou uma visão de ecossistemas dentro do setor de seguros, comparando a indústria com outros setores, como a tecnologia. Ele também sublinhou a importância histórica de empresas tradicionais, evidenciando que este mercado possui raízes sólidas e uma trajetória rica.
Alessandra Monteiro, Diretora de Subscrição de Vida e Saúde da Austral Resseguradora, indicou o reseguro como ferramenta vital para impulsionar o mercado, especialmente para o segmento de vida. A executiva enfatizou a capacidade dos resseguradores de agregar valor às operações das seguradoras.
Presidente do CVG-SP, Marcio Batistuti, valorizou o formato do evento como uma ferramenta de conexão do mercado. O executivo ressaltou a importância de aprofundar o conhecimento sobre o reseguro, uma área que, embora seja central para o mercado de seguros, ainda é pouco compreendida por muitos.
Anfitrião do encontro, o Presidente da Swiss Re Brasil Resseguros, Frederico Knapp, expressou sua satisfação em receber os participantes e frisou o objetivo do evento: desmistificar o reseguro. Ele relembrou a história recente do resseguro no Brasil, apontando para as oportunidades futuras. “Temos 16 anos de mercado aberto, então, acredito que ainda tem muito a ser desenvolvido dentro do mercado”, sinalizou.
O evento, que contou com a participação de mais de uma centena de operadores, demonstrou a relevância e a necessidade de expandir o conhecimento sobre o resseguro, especialmente em tempos de incertezas e de mercados em rápida transformação.
Ver essa foto no Instagram