Especialista destaca a importância de dados e insights para a tomada de decisões

Rafael de Albuquerque, CEO da ZOOX Smart Data; e William Anthony, Fundador do Universo do Seguro / Divulgação
Rafael de Albuquerque, CEO da ZOOX Smart Data; e William Anthony, Fundador do Universo do Seguro / Divulgação

CEO da ZOOX, Rafael de Albuquerque falou sobre como a empresa está empregando a inteligência de dados para enfrentar os desafios da atualidade

O setor de seguros está vivenciando uma revolução digital, e a ZOOX Smart Data, liderada por seu CEO, Rafael de Albuquerque, está desempenhando um papel significativo neste processo. Durante o CQCS Insurtech & Innovation, o maior evento de inovação em seguros da América Latina, o executivo falou sobre como a empresa está empregando inteligência de dados para enfrentar os desafios da atualidade.

“A principal dor é o que fazer com essa imensidão de dados que está chegando de diversos lados”, disse Albuquerque. A ZOOX começou em 2010 como uma plataforma de Wi-Fi para hotéis e, em 2016, pivotou para se concentrar na coleta de dados, usando o Wi-Fi como um meio de capturar dados sobre o comportamento das pessoas em locais físicos.

Segundo Albuquerque, o maior desafio é que, apesar da enorme quantidade de dados que a ZOOX coleta e enriquece, os clientes muitas vezes não sabem o que fazer com essas informações. Para resolver isso, a empresa criou em 2020 uma plataforma que agrega dados não apenas do Wi-Fi, mas também de outras fontes, criando algo que o CEO descreveu como um “Trivago dos dados”.

“Muitas empresas estão muito preocupadas com onde vão guardar os seus dados. Não se preocupe com isso, se preocupe com o seu negócio. A gente ajuda vocês a tratar esses dados e entregar motores de decisões que entregam respostas em menos de 500 milissegundos”, afirmou Albuquerque.

Motores de decisão

Além de ajudar empresas a entender e utilizar seus dados, a ZOOX também criou motores de decisão para lidar com questões como fraude, risco e lavagem de dinheiro. A plataforma beneficia tanto seguradoras como consumidores, ajudando as primeiras a dar o preço certo para cada tipo de cliente e os segundos a obter a cobertura que realmente necessitam.

Albuquerque destacou, ainda, o quão personalizada essa abordagem pode ser. “Eu consigo saber exatamente quem é cada pessoa e de fato ajudar a seguradora a dar o preço certo para aquele tipo de pessoa”.

Além das seguradoras, a plataforma ZOOX também pode ser utilizada por grandes corretoras. “A gente tem uma plataforma fácil, prática de se mexer, com login e senha, onde ele consegue entender o comportamento de qualquer empresa do Brasil”, explicou Albuquerque.

Ao proporcionar melhores insights para o setor de seguros, a ZOOX Smart Data está ajudando as empresas a crescer e a transformar a forma como fazem negócios. E com a tendência dos dados se tornando cada vez mais valiosos, o trabalho da empresa se tornará cada vez mais crucial no ecossistema financeiro.

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