Automatização, segurança e redução de custos em processos burocráticos estão entre as vantagens
De acordo com um estudo recente divulgado pela Distrito, em parceria com a KPMG, o Brasil conta atualmente com cerca de 300 LogTec’s. Dentre estas, aproximadamente 46% concentram suas atividades no segmento de transporte de cargas, sendo que, mais da metade delas, surgiram nos últimos 5 anos. Esses números revelam um panorama promissor para o setor, impulsionado, em grande parte, pelo crescente interesse das transportadoras, especialmente aquelas que operam com grandes frotas pesadas, em adotar soluções tecnológicas para otimizar e automatizar seus serviços.
“Nessa era de eficiência logística, o investimento das transportadoras em gestão de frota pesada, especialmente no abastecimento, não é apenas uma estratégia, mas sim um compromisso operacional. Ao otimizar esse setor, não apenas se economizam recursos, mas também valoriza-se o tempo do caminhoneiro, transformando rotinas cansativas em jornadas mais fluidas e lucrativas”, afirma, Kássio Seefeld, CEO da TruckPag, empresa focada em gestão de abastecimento de frota pesada.
Pensando nisso, Kássio cita 3 dicas de como usar a tecnologia a favor da sua frota. Confira!
1 – Implementar cartões corporativos
Os cartões eliminam a necessidade de motoristas carregarem grandes quantias de dinheiro em espécie, reduzindo, assim, o risco de serem alvos de roubos durante as viagens. Com saques proporcionais ao uso, os motoristas só retiram dinheiro quando necessário, mantendo o saldo do cartão em um espaço seguro.
2 – Centralizar informações de abastecimento
Empresas que não controlam de maneira eficaz o abastecimento da frota estão sujeitas a fraudes, taxas altas, gastos elevados com diesel, burocracia e pouca eficiência operacional.
Portanto, a aplicação de um sistema tecnológico pode facilitar a centralização de todas essas informações, incluindo relatórios completos sobre consumo total e médio de diesel de cada caminhão, gastos financeiros, comparativo de preços dos postos, km percorridos etc.
3 – Otimizar a relação do RH com o Financeiro
As áreas de Recursos Humanos (RH) e Financeiro de uma empresa caminham juntas, principalmente ao falar de tecnologia. A implementação dela nas gestões de frotas não apenas otimiza as operações logísticas, mas também traz benefícios significativos para o setor de RH, que junto com o time de finanças consegue proporcionar adiantamentos de valores pré-determinados aos funcionários.
As soluções tecnológicas permitem que ambos os times automatizem o processo de solicitação, aprovação e distribuição de adiantamentos de forma eficiente aos colaboradores. Isso reduz a carga administrativa, economiza tempo e recursos que podem ser alocados para outras atividades estratégicas.
“A logística tecnológica é fundamental para o processo efetivo das entregas finais, da manutenção sustentável da frota e principalmente para a economia da transportadora”, diz Kássio. “A tecnologia está cada vez mais presente nesse setor para ajudar, tanto o motorista, quanto as empresas a conseguirem gerir pontos como o plano de rotas e a padronização dos pagamentos, que se tornam mais práticos e fáceis”, finaliza o CEO da TruckPag.