Especialistas apontam qualificação e divulgação do pagamento de indenizações como prioridades para o Seguro de Vida no Brasil

Especialistas apontam qualificação e divulgação do pagamento de indenizações como prioridades para o Seguro de Vida no Brasil

Encontro do CVG-SP foi promovido no Terraço Itália, na região central de São Paulo

Nesta segunda-feira (17 de abril), o Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP) reuniu nomes de peso quando o assunto é seguro de vida no Brasil para seu tradicional almoço mensal.

Promovido no Terraço Itália, na região central de São Paulo, o encontro contou com a presença de mais de uma centena de operadores do mercado paulistano para acompanhar bate-papo entre Nilton Molina (presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros), Josusmar Souza (CEO da Mister Líber – Corretora de Seguros e Country Chair do MDRT no Brasil) e Rogério Araújo (CEO da TGL Consultoria). O debate foi mediado pelo Diretor de Relações com o Mercado do CVG-SP, Renato Barbosa.

Na ocasião, o CVG-SP também aproveitou para divulgar sua nova marca institucional, reforçando a trajetória de 41 anos da entidade. Também foi empossada oficialmente a nova diretoria do Clube, eleita no final do ano passado. “O CVG-SP tem a tradição da continuidade, disseminada por tantos ex-presidentes que ajudaram a disseminar a cultura do Seguro de Vida”, comentou o presidente do CVG-SP, Marcio Batistuti, ao agradecer a parceria com os presidentes anteriores Marcos Kobayashi e Silas Kasahaya.

Crescimento do Seguro de Vida

Durante uma verdadeira aula sobre Seguros de Vida, Nilton Molina enfatizou a importância de falar sobre o assunto. “Na última década, os Seguros de Vida cresceram 222%, em uma média de 12% a 13% ao ano de forma acumulada. Os grandes bancos, neste período, cresceram 175%. Já as empresas independentes cresceram 305%”, citou ao demonstrar que a MAG Seguros obteve uma expansão superior a 800% neste espaço de tempo.

Para Molina, a grande força do crescimento dos Seguros de Vida no Brasil se dá pelo treinamento de novos corretores e pela atuação dos agentes autônomos de investimento. “O desafio é trazer os corretores de seguros tradicionais para o segmento, mas para atuar com Seguro de Vida é preciso ser especialista. O Seguro de Vida precisa ser visto como uma especialidade em todos os aspectos”, reforçou.

O presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros também enalteceu a relevância de se fazer uma boa venda de Seguro de Vida para os consumidores. “O consultor tem uma enorme responsabilidade em entregar aquilo que o consumidor precisa ter. Isso só é possível através da venda consultiva de um corretor de seguros”, aconselhou.

A importância da qualificação e da capacitação

Josusmar Souza sublinhou o modo como os corretores têm buscado a capacitação. “Quanto maior a capacitação, mais se vende, principalmente no Seguro de Vida. A MAG Seguros, por exemplo, é um destaque em capacitação de profissionais junto ao MDRT. Este é, inclusive, o segredo para expansão do Seguro de Vida em mercados como a China, por exemplo”, analisou o especialista.

Ao apontar o universo de oportunidades existentes para negócios no segmento, Josusmar citou que “o ciclo do seguro de automóvel durou 40 anos, com o seguro de incêndio foi a mesma coisa e o Seguro de Vida também terá seu ciclo até 2045”. “No pós-pandemia o brasileiro descobriu a sua finitude e a procura pelos Seguros de Vida chegou a ser de 35% ao ano. São muito poucos os profissionais que são qualificados diante disso”, diagnosticou.

Os especialistas forma enfáticos ao defender que a indústria de seguros divulgue mais o pagamento das indenizações, demonstrando a efetividade dos seguros e seu diferencial na vida das famílias na ocorrência de um imprevisto.

Vendas Consultivas

Rogério Araújo considerou como “inegável o crescimento do mercado”. Para ele, o segmento de pessoas continuará em evolução.

Rogério, inclusive, irá lecionar um curso do CVG-SP sobre vendas consultivas no segmento Vida Individual e em Previdência Complementar. “O intuito dessa capacitação é contribuir para que o mercado siga crescendo com qualidade”, anunciou ao demonstrar que todo o cachê do curso será direcionado a uma instituição de caridade. Saiba mais sobre o treinamento neste endereço.

Por fim, o CVG-SP apresentou a Centauro-ON e a Decaprio Seguros como novas beneméritas. Já a Easy2Life recebeu o título de sócia parceria da entidade.

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