Europ Assistance Brasil

Estudo da Criteo mostra que brasileiros começam a fazer compras para as festas de fim de ano com antecedência para aproveitar ofertas

Foto: Karolina Grabowska/ Pexels
Foto: Karolina Grabowska/ Pexels

No segundo trimestre de 2022, 44% afirmaram já pensar em presentes para o final do ano

Faltando alguns meses para o final do ano, a Criteo, empresa de commerce media, pesquisou as tendências de compras dos consumidores para a temporada de festas. De acordo com o estudo 2023 Holiday Season Preview da empresa, a Black Friday servirá como o pico inicial das vendas de fim de ano no Brasil, com os consumidores iniciando sua jornada de compras nas semanas que antecedem o evento.

A Black Friday 2022 teve um crescimento de 423% nas vendas online em comparação com a média de outubro do mesmo ano. Entre os produtos mais adquiridos estão os notebooks, com aumento de 461% nas vendas, seguidos por geladeiras (+406%), aspiradores de pó (+379%) e máquinas de lavar (+362%).

Jornada de presentes: consumidores começam a comprar com meses de antecedência

Os insights da Criteo mostram que os consumidores estão começando cedo e dedicando tempo para analisar e comparar preços para garantir que estão aproveitando o melhor negócio possível. Ao navegar por uma categoria de produto, em média, os consumidores passam 15% do total da sua jornada de compra navegando em sites e produtos concorrentes antes de encontrar o varejista com quem farão a compra final.

O estudo Shopper Survey 2022 da Criteo descobriu que os consumidores começam a pensar em presentes no primeiro semestre do ano. No segundo trimestre de 2022, 44% afirmaram já pensar em presentes para o final do ano; e 26% afirmaram já ter comprado presentes para as festas de fim de ano no segundo trimestre.

“O final do ano é uma das épocas de compras mais movimentadas para os varejistas, uma vez que os consumidores estão numa mentalidade consistente de ready-to-shop. Para converter o interesse em vendas, os profissionais de marketing devem investir em estratégias de commerce e retail media para garantir que cheguem aos consumidores ao longo de sua jornada de compras por meio de anúncios personalizados na internet aberta”, destaca Tiago Cardoso, Managing Director para América Latina na Criteo.

Comece cedo e faça festa para atrair novos consumidores e potencializar as compras pós-fim de ano

Varejistas e marcas que começam a oferecer promoções e descontos antes da Black Friday têm maior probabilidade de conquistar novos consumidores, de acordo com insights da Criteo. No relatório, 38% dos consumidores disseram que experimentariam uma nova loja online se vissem ofertas antecipadas, mesmo antes da Black Friday.

No entanto, com este aumento do interesse do consumidor surge uma maior concorrência no panorama varejista. O custo por cliques (CPCs) começou a aumentar duas semanas antes da Black Friday em 2022, atingindo seu pico de aumento de 79% na Black Friday. Por causa disto, os profissionais de marketing devem garantir que estão planejando campanhas de forma eficaz para maximizar o seu investimento e alcançar os consumidores quando a concorrência e os CPCs são menos competitivos.

“Sabendo que a jornada de compras agora começa muito mais cedo, a melhor estratégia para os varejistas é lançar campanhas em outubro ou início de novembro, a fim de aproveitar os CPCs mais baixos. No entanto, as campanhas de fim de ano devem continuar ao longo do quarto trimestre para garantir que os pontos de contato com o consumidor permaneçam consistentes”, acrescenta Tiago Cardoso.

Os esforços durante a temporada de final de ano para conquistar novos clientes serão recompensados com compras adicionais no futuro. Análise da Criteo mostra que 31% dos consumidores que compraram em um varejista pela primeira vez durante o fim de semana da Black Friday de 2022 fizeram pelo menos uma compra adicional no mesmo varejista entre dezembro de 2022 e abril de 2023.

A temporada de férias continua crucial para gerar vendas incrementais e conquistar novos clientes. Os profissionais de marketing devem observar que as compras para as festas de fim de ano de 2023 já começaram e compreender que obterão melhores resultados se começarem a fazer marketing para os consumidores com anúncios personalizados e relevantes antes de seus concorrentes. Isto irá garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra fácil no final do ano, ao mesmo tempo que posicionará os varejistas para o sucesso num ambiente cada vez mais concorrido.

Sobre a Criteo

Criteo (NASDAQ: CRTO) é a empresa global de commerce media que permite que profissionais de marketing e proprietários de mídia obtenham melhores resultados comerciais. Sua Commerce Media Platform líder do setor, conecta milhares de profissionais de marketing e proprietários de mídia para oferecer experiências mais ricas ao consumidor, desde a descoberta do produto até a compra. Ao promover uma publicidade confiável e impactante, a Criteo apoia uma Internet aberta que incentiva a descoberta, a inovação e a escolha. Para mais informações, visite www.criteo.com

Total
0
Shares
Anterior
Como as soluções self-service podem impulsionar as operações de companhias aéreas e aeroportos?
Dr. Carlos Kaduoka, head de Estratégias e Transformação de Negócios da SITA / Foto: Divulgação

Como as soluções self-service podem impulsionar as operações de companhias aéreas e aeroportos?

Confira artigo do Dr

Próximo
Taquicardia revelada por Sandra Annenberg é comum, mas exige cuidado: confira 5 dicas de como proteger o seu coração em meio à pressão do mercado de trabalho
Taquicardia revelada por Sandra Annenberg é comum, mas exige cuidado: confira 5 dicas de como proteger o seu coração em meio à pressão do mercado de trabalho / Foto: Puwadon Sang-Ngern / Pexels

Taquicardia revelada por Sandra Annenberg é comum, mas exige cuidado: confira 5 dicas de como proteger o seu coração em meio à pressão do mercado de trabalho

Viver sob estresse prejudica a qualidade de vida e pode levar a eventos

Veja também