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Estudo vai mapear desafios na contratação da Geração Z

Foto: Nicole Geri / Unsplash
Foto: Nicole Geri / Unsplash

ManpowerGroup Brasil e Junior Achievement procuram entender o que os departamentos de RH podem fazer para acolher novos profissionais

Com o objetivo de entender e apoiar as empresas nos desafios que enfrentam na hora de contratar jovens, o ManpowerGroup e a Junior Achievement estão desenvolvendo a  3ª edição da Pesquisa Bienal sobre Desafios na Contratação de Jovens Talentos, com a participação de empreendedores, empresários, profissionais de RH e demais pessoas que lidam com contratações.

Cada contribuição, que leva apenas cinco minutos, é fundamental para aprimorar as práticas de atração e engajamento, beneficiando tanto as empresas quanto os profissionais. A pesquisa pode ser acessada por meio deste link.

O mercado de trabalho está em constante transformação, impulsionado pela chegada em massa da Geração Z — composta por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e início dos anos 2010. Até 2030, essa geração representará 58% da força de trabalho mundial, abrindo um leque de oportunidades e desafios para as empresas que desejam se destacar e prosperar.

Para atrair e reter esses jovens talentos, é fundamental que as organizações compreendam suas expectativas e necessidades, que se distinguem das gerações anteriores. A Geração Z busca:

  • Ambiente de trabalho atual e vibrante: espaço descontraído, acolhedor e propício à criatividade e inovação;
  • Oportunidades de crescimento: investimento em programas de treinamento e mentoria que promovam o desenvolvimento profissional contínuo;
  • Flexibilidade e autonomia: valorização da vida pessoal, com horários flexíveis e trabalho remoto, quando possível;
  • Propósito e significado: conexão à missão da empresa e demonstração do impacto positivo do trabalho individual no mundo;
  • Desafios e projetos reais: oportunidades para colocar as habilidades em prática e contribuir para o sucesso da empresa desde o início.

“Para alcançar essa geração, as empresas precisam ir além da análise superficial dos currículos. É fundamental abraçar a diversidade de ideias e experiências, construindo um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todas as pessoas”, afirma Leandro Fernandes, People & Culture Manager no ManpowerGroup Brasil.

Plataformas online e redes sociais são ferramentas para atrair esses talentos. Por meio de eventos e workshops, as empresas também podem criar oportunidades para interagir com os jovens, apresentar sua cultura de forma autêntica e despertar o interesse em fazer parte do time de colaboradores.

Investindo no futuro 

Com programas de Trainee estruturados, é possível integrar esses profissionais à equipe gradualmente, preparando-os para os desafios do mercado e cultivando o senso de pertencimento.

Parcerias com universidades e escolas também são estratégias para identificar e recrutar jovens promissores, enquanto programas de mentoria e coaching oferecem o suporte necessário para o desenvolvimento profissional contínuo desses talentos.

“Apoiar jovens profissionais é investir no futuro das empresas. Ao compreender suas necessidades e expectativas e oferecer um ambiente de trabalho que os atenda, as organizações estão construindo as bases para o futuro do mercado de trabalho”, conclui Fernandes.

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