Com sede na cidade e a partir da Lei de Incentivo à Cultura, empresa apoia Coleção “A cidade da gente”, coproduzida por alunos da rede municipal, com orientação de professores e da equipe do projeto
Foi lançado no começo deste mês, em Barueri (SP), o livro “A cidade da gente”, da editora Olhares. Coproduzido por alunos da rede municipal, mas com orientação de professores e equipe do projeto, a publicação destaca a história da cidade e alguns dos seus principais pontos turísticos e atrações, como o Bulevar, a Praça das Artes, a Arena Barueri, entre outros patrimônios.
O evento realizado na Secretaria Municipal de Educação, em 1° de dezembro, contou com presença de autoridades da região — como o secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan – e também de executivos da Europ Assistance Brasil (EABR), patrocinadora exclusiva do livro. Após o lançamento, serão doados 2.600 exemplares para uso didático na rede pública de ensino da cidade.
“É uma grande satisfação poder apoiar projetos como este, em especial, porque é voltado à educação e aborda a história da nossa cidade. Temos o costume de patrocinar projetos em diversas áreas e, quando identificamos que se trata de algo relacionado a Barueri, fazemos o possível para contribuir de alguma forma com a sociedade em que estamos inseridos”, disse Newton Queiroz, CEO da EABR.
Ainda segundo o executivo, há mais de dez anos a companhia apoia projetos nas mais diversas áreas a partir das leis de incentivo fiscal porque faz parte dos valores e da cultura organizacional da empresa. “Acreditamos que as empresas devem ter a responsabilidade em devolver à comunidade uma parcela dos seus ganhos obtidos, pois somente assim poderemos transformar a sociedade em que vivemos”.
Recentemente, a companhia anunciou também o apoio ao “Programa Voz Amiga”, iniciativa da APAE Barueri que visa ampliar as possibilidades e habilidades comunicativas, além de apoiar o desenvolvimento da pessoa com necessidades complexas de comunicação. Por meio da inteligência artificial e da educação inclusiva, crianças e jovens com deficiência intelectual, múltiplas e transtorno do espectro autista (TEA) conseguem se comunicar, expressar ideias e sentimentos.
O livro “A cidade da gente” faz parte da coleção de mesmo nome que já homenageou outras 23 cidades de norte a sul do país. O projeto propõe uma parceria de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos das escolas públicas de cada cidade abordada para contar as histórias de seus patrimônios materiais, imateriais e ambientais. Não à toa, foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo a leitura em todo o país.
“Esse projeto investe em uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, finalizou o escritor José Santos.