Europ Assistance Brasil

Explorando “‘novo petróleo”, startup cria cursos para aprimorar cultura de dados dentro das empresas

Manifesto MID - Dados abertos e governo como plataforma / Foto: Christina Morillo / Pexels
Foto: Christina Morillo / Pexels

Núcleo educacional da Rox Partner viu a procura de suas formações crescerem mais 447% somente em 2024 e projeta novos lançamentos até o final do ano

De acordo com a Harvard Business Review, empresas orientadas por dados são 2,6 vezes mais propensas a superar metas, além de terem 3 vezes mais chances de atingir melhores índices de eficiência. Não é à toa que eles se tornaram o “novo petróleo”, exigindo das companhias a habilidade de interpretar e manusear as informações com precisão. Com o objetivo de contribuir nesse processo, a Rox School, divisão de treinamentos da Rox Partner, consultoria referência em dados e cibersegurança, registrou em 2024 um crescimento 447% nas vendas diretas de cursos de capacitação, além de um acréscimo de 34% nas vendas indiretas.

A justificativa para esse avanço está na transição dos modelos de aplicação dos treinamentos, que passaram a ser oferecidos em uma plataforma digital. O modelo escalável substituiu o formato síncrono, das sessões ao vivo, permitindo que as empresas acessem os treinamentos de forma assíncrona, conforme sua conveniência. Entre as capacitações disponibilizadas pela plataforma estão cursos nas áreas de Analytics e Computação em Nuvem.

Para manter o ritmo acelerado até o final do ano, a empresa planeja lançar novas formações, além de firmar parcerias estratégicas para ampliar sua presença no mercado, sobretudo no modelo B2C. Segundo Mathias Brem, sócio-fundador e CDO da Rox Partner, o grande objetivo do núcleo educacional da marca é promover uma verdadeira cultura de dados, onde todos os níveis e setores possam usufruir das informações para otimizar o fluxo de trabalho.

“As habilidades em dados não são mais uma preocupação restrita aos profissionais de TI, mas de todas as áreas das empresas. Organizações que promovem uma cultura data-driven melhoram sua eficiência operacional e tendem a tomar decisões estratégicas mais assertivas, baseadas em dados concretos”, detalha o executivo.

Personalização e aprendizagem ativa

Criada em 2022, a Rox School tem se dedicado a transformar a maneira como as empresas organizam e gerenciam seus dados. Para isso, as formações, que vão desde Data Literacy até a implementação de cibersegurança avançada, são projetadas com base em uma metodologia ativa de aprendizagem. Essa abordagem se destaca por envolver os participantes em atividades técnicas desde o início do processo, ao invés de apenas apresentar teorias.

Assim, os cursos são compostos pela realização de tarefas práticas e resolução de desafios baseados em problemas reais, facilitando a retenção de conhecimento e a aplicação imediata no ambiente de trabalho. “Essa abordagem prática, em complemento ao conteúdo teórico, contrasta com abordagens mais tradicionais, que são muitas vezes passivas e focadas apenas na transferência de informação”, explica o executivo.

Outro diferencial estratégico está na personalização do ensino para diferentes campos de atuação. Por exemplo, para o setor de saúde, a escola oferece cursos focados na análise de volumes de dados clínicos e na conformidade regulatória. Já para profissionais da manufatura, o foco de ensino é direcionado à análise preditiva para manutenção de equipamentos e otimização da cadeia de suprimentos. “Essas adaptações garantem que os aprendizados sejam relevantes e diretamente aplicáveis à realidade de cada área”, adiciona Brem.

A Rox School também oferece suporte contínuo pós-treinamento, ajudando os parceiros na implementação dos conhecimentos adquiridos e na superação de barreiras iniciais. Além disso, a marca realiza avaliações periódicas junto às empresas para monitorar indicadores e ajustar os programas. “O sucesso da adoção da cultura de dados pode ser medido por meio de indicadores como o aumento na utilização de ferramentas analíticas, a frequência de decisões baseadas em dados e o número de projetos conduzidos com uma abordagem data-driven”, conclui o  CDO da Rox Partner.

Total
0
Shares
Anterior
MAPFRE apresenta novo produto e fala sobre oportunidades de negócios em evento do CVG-RJ
MAPFRE apresenta novo produto e fala sobre oportunidades de negócios em evento do CVG-RJ / Foto: Divulgação

MAPFRE apresenta novo produto e fala sobre oportunidades de negócios em evento do CVG-RJ

Seguradora amplia o conceito de seguro de vida Na manhã do dia 23 de outubro, o

Próximo
Lecom Tecnologia anuncia a ascensão de Tiago Amor como o novo CEO
Tiago Amor, CEO da Lecom Tecnologia / Foto: Divulgação

Lecom Tecnologia anuncia a ascensão de Tiago Amor como o novo CEO

Com uma recente aquisição e um plano robusto de expansão, a empresa mira dobrar

Veja também