Falta de pontos de recarga é o maior obstáculo para veículos eletrificados no Brasil, revela pesquisa da Webmotors

Parceria entre HDI Seguros e Zletric inaugura novos pontos de recargas para veículos elétricos / Foto: Mike Bird / Pexels
Foto: Mike Bird / Pexels

Falta de segurança na tecnologia deixou de ser o motivo mais mencionado, segundo levantamento do Webmotors Autoinsights para compreender o perfil do público interessado por veículos eletrificados

A percepção de que existem poucos pontos de carregamento é hoje o principal obstáculo para expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil. É isso o que revela uma pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, para traçar o perfil do público interessado na compra de modelos eletrificados por meio de pesquisa quantitativa realizada com a base de usuários da plataforma. No total, foram mais de 1,3 mil respostas colhidas em abril de 2025, com margem de erro de 4%.

Do total de respondentes, 54% apontaram a carência por pontos de carregamento como principal queixa que impede a compra de um híbrido ou elétrico. Na sequência, em um questionário de múltipla escolha, estão a sensação de dificuldade na revenda (49%), a falta de segurança na tecnologia (44%), a vida útil da bateria (42%), o preço elevado (39%), a baixa autonomia (35%), o custo da manutenção (29%), a baixa variedade de modelos (9%), e outros motivos (19%).

Em novembro de 2024, vale lembrar, a Webmotors realizou a mesma pesquisa. Naquele momento, a falta de segurança na tecnologia por parte dos brasileiros era o principal impeditivo, mencionada por 65% dos respondentes. Agora, essa queixa caiu 21 pontos percentuais e passou a ser o terceiro impeditivo, abaixo da carência por pontos de carregamento e dificuldade na revenda.

“O mercado de híbridos e elétricos tem um enorme potencial no Brasil. Cada vez mais vemos a aceitação dos brasileiros por essa tecnologia. Se antes a maioria recusava por não sentir segurança, hoje, com o investimento das montadoras em informação, houve uma mudança nesse pensamento e a maior preocupação agora está ligada em questões práticas de infraestrutura sobre como implementá-la em seu dia a dia”, explica Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Confira abaixo os principais motivos apontados pelos brasileiros em abril de 2025 para não comprar um veículo híbrido ou elétrico e a comparação com o último levantamento, em novembro de 2024.

Divulgação
Divulgação
Total
0
Shares
Anterior
Como se planejar financeiramente após uma demissão inesperada
Como se planejar financeiramente após uma demissão inesperada / Foto: Freepik

Como se planejar financeiramente após uma demissão inesperada

Organizar o orçamento ajuda a reduzir impactos imediatos e aumenta a segurança

Próximo
allseg seguradora marca presença no Conec 2025 com novidades no portfólio
Pedro Pereira de Freitas, presidente da allseg seguradora / Foto: Divulgação

allseg seguradora marca presença no Conec 2025 com novidades no portfólio

A allseg, seguradora 100% familiar com mais de 30 anos de atuação no mercado

Veja também